Rui Gonçalves, nome ligado ao Motocross, correu no Mundial entre 2002 e 2017 representando de forma brilhante a bandeira portuguesa. Foi o primeiro piloto português a vencer uma prova no Campeonato do Mundo de Motocross.
Foi com a Yamaha que Rui Gonçalves se lançou internacionalmente e em 2014 volta a correr de azul. Deixando as pistas em 2017 esteve no entanto sempre ligado ao Mundial como consultor técnico da Youthstream (entidade promotora do Mundial) para a segurança das pistas.
Com uma larga experiência na classe de MX2 e MX1, Rui Gonçalves teve como momento alto da sua carreira uma vitória emocional no Grande Prémio de Águeda em 2009, ano em que ganhou seis mangas na Classe de MX2 terminando o ano no 2º posto do Mundial.
O Grande Prémio de Portugal que decorrerá entre os dias 14 e 15 de abril no Crossódromo Internacional de Águeda será para Rui Gonçalves sem dúvida um voltar às origens por duas razões : vai voltar a correr em Águeda, desta vez como piloto ‘wildcard’ e a aos comandos de uma Yamaha.
Quanto ao facto de vir a ser ou não a sua última corrida, Rui Gonçalves diz que ainda não sente vontade de se despedir das pistas e esta será mais uma corrida para recordar mais tarde.