Bem conseguida conjugação da excelência do design europeu, da elevada qualidade tecnológica japonesa e da competitividade do fabrico asiático, a CF Moto 650MT chega ao mercado nacional pronta a estabelecer novas referências no segmento das trails turísticas de média cilindrada, não apenas por ter o preço mais aliciante da categoria, segundo avança a marca.
Proposta perfeitamente enquadrada numa das mais aguerridas classes, com rivais oriundas de todos os quadrantes e continentes, que se distingue, desde logo, por design de marcante originalidade, responsabilidade do gabinete Kiska Design, o mesmo que é responsável pela forma e feitio das KTM desde há vários anos. Linhas agressivas mas de grande elegância e formas de perfeito acerto, sublinhadas pelos piscas integrados na secção dianteira e pelo moderno farol dianteiro, em LED como todo o sistema de iluminação. Acerto de dimensões patente também no ecrã, ajustável em altura, e no banco, com altura diferente para condutor (840 mm) e passageiro, ponto de partida para a bem conseguida ergonomia, permitindo horas de prazer sem cansaço. Cuidados que prosseguem nas manetes reguláveis e no completo painel de instrumentos, inteiramente digital, do conta-rotações redondo ao velocímetro numérico, nível de combustível, conta-quilómetros total e parcial, relógio, velocidade engrenada, temperatura do motor e modo de condução escolhido (Sport ou Touring).
Mas a lista de vantagens, iniciada com o design do conceituado Gerald Kiska, vai muito mais longe, prosseguindo no elevado nível tecnológico, onde não falta a injeção eletrónica Bosch, sistema ABS Continental da última geração e tomada USB sob o banco, revela a marca. Além da forqueta invertida e regulável, com 140 mm de curso, oriundo da Kayaba tal como o amortecedor traseiro, passando pela qualidade dos componentes utilizados, dos dois discos de travão na dianteira com tubos reforçados com malha de aço aos eficazes pneus Metzeler Roadtec Z8. Dona de elevada polivalência, a CF Moto 650MT pode ainda ver essa versatilidade reforçada com a montagem de malas laterais Shad (opcional que custa 500 €), além de diversos acessórios que reforçam as capacidades turísticas ou em cidade, como o banco mais baixo (820 mm).
Claro que o grande trunfo é, sem margem para dúvidas, o enorme equilíbrio assente em comprovada ciclística e no motor de dois cilindros paralelos e 649 cc, com duas árvores de cames à cabeça, oferecendo 70 cavalos de potência (às 8750 rpm) e binário máximo de 62 Nm (7000 rpm). Bloco produzido pela CF Moto, que é garantia de eficácia e fiabilidade, com curva de potência que privilegia a gama média de rotações, para acrescida eficácia em cidade como nas mais recurvadas estradas de montanha. Máquina capaz de ultrapassar os 180 km/h de velocidade máxima e que, graças ao depósito com 18 litros de capacidade e grande economia de combustível, oferece autonomia de 400 quilómetros.
Longe de ser proposta ‘low-cost’, a CF Moto 650MT apresenta, de acordo com a marca, qualidade ao nível das mais reputadas marcas japonesas e europeias, estando já disponível no mercado nacional nos concessionários da Puretech ao preço de 6990 euros. Com desenho moderno, grande qualidade tecnológica e comportamento dinâmico referencial, assume-se como reflexo de fabricante que, desde 1989, criou uma centena de modelos e 51 motos, produzindo alguns dos mais fiáveis e económicos motociclos, scooters, UTV’s, barcos e motores de competição, distribuídos em 70 países de todo o Mundo.