O arranque oficial do 28º Portugal de Lés-a-Lés é já no próximo domingo, dia 22 de fevereiro, com a apresentação do percurso e abertura das inscrições na Figueira da Foz. E com garantias de uma meteorologia simpática, sem chuva e um dia soalheiro, é tempo de rumar ao centro do País e descobrir as novidades preparadas pela Federação de Motociclismo de Portugal para a edição agendada para os dias 10 a 13 de junho. Como tradicionalmente, terá partida do local onde terminou no ano anterior.

Na Figueira da Foz
Com a travessia de Portugal Continental no sentido sul-norte a começar em Faro, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, são muitas as surpresas preparadas e que serão desvendadas, em primeira mão, às centenas de moto turistas esperados no Malibu Foz Hotel. Tanto mais que a cerimónia será enriquecida com a divulgação do trajeto do 2.º Portugal de Lés-a-Lés Classic, destinado a motos fabricadas antes de 1996.
A apresentação oficial do Lés-a-Lés volta a realizar-se na Figueira da Foz, altura em que serão desvendadas as cidades-etapa e o grande final da edição de 2026. E onde serão também dados a conhecer alguns detalhes dos cerca de 1100 km de percurso, a maior parte dos quais serão percorridos pela primeira vez pela aventureira caravana. Trajeto que será emoldurado com surpreendentes descobertas, da beleza paisagística à imponência arquitetónica e histórica, do sabor da gastronomia à curiosidade das tradições e à genuína simpatia das gentes.

A apresentação terá início às 15 horas, numa cerimónia que deverá mais longa e atrativa do que habitual já que a ocasião será ‘recheada’ com o destapar das novidades para a 2.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés Classic, cujo início, já se sabe, terá lugar em Lamego, no dia 30 de abril. Com uma apaixonada e apaixonante caravana de motos clássicas e antigas, será uma oportunidade ímpar para um fim de semana prolongado em redor dos tesouros de duas rodas, aproveitando o feriado do Dia do Trabalhador, na sexta-feira 1 de maio, para visitar diversas coleções privadas de máquinas que marcaram a história do motociclismo nacional e mundial.
É de esperar uma grande afluência à Figueira da Foz, aproveitando para “esticar as pernas” às motos após longa paragem, tanto mais que, como habitualmente, serão abertas as inscrições no dia 22. Para o 28.º Portugal de Lés-a-Lés bem como para o Classic, permitindo, aos que gostam de partir mais cedo e desfrutar do moto turismo por mais tempo, a possibilidade de arrancar na frente do grande e heterogéneo pelotão de motos de todos os tamanhos e feitos, conduzidos por motociclistas de todo o Mundo. Os que não puderem estar presentes, terão de esperar mais uma semana para poder concretizar a inscrição através do site les-a-les.com/.




