O mercado de ciclomotores, motociclos e triciclos caiu 1% no primeiro mês do ano em comparação com o período homólogo de 2025. Enquanto isso, os quadriciclos obtiveram um crescimento de 38,6%. Quem é o diz é a ACAP, Associação Automóvel de Portugal, o que nada nos surpreende em termos de queda dos veículos de duas e três rodas, até porque janeiro foi um mês de enorme pluviosidade!

Falando apenas dos veículos de duas rodas, janeiro revelou uma descida de 5,6% entre os ciclomotores (84 unidades), enquanto entre os motociclos o decréscimo foi muito ligeiro face ao mesmo mês de 2025, com menos 0,6% das vendas, o que corresponde à venda de 2769 veículos.
Falando de marcas
Em termos de segmentos e marcas, a SYM assumiu a liderança entre os ciclomotores no primeiro mês do ano, seguindo-se a Sherco, Kymco e Mash. Entre as 125cc, e sem grande surpresa, a Honda liderou em janeiro, subindo nas vendas e deixando nos outros lugares do pódio a Yamaha e a Keeway. Acima dessa cilindrada é também a Honda que começa o ano da melhor forma, apesar de uma pequena quebra, deixando a Yamaha para o segundo lugar e a BMW em terceiro, com a Voge e a CFMOTO nas posições seguintes.
Esperemos que as condições climatéricas possam finalmente mudar nos próximos dias, por forma a dar um pouco de descanso a todos os habitantes de Portugal, e para que o mercado das duas rodas possa “respirar” também melhor com a chegada do sol!





