fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Contacto QJ Motor SRT 900S e 900SX – Resposta tecnológica

Fernando Neto Por Fernando Neto
2 Fevereiro, 2026
em Testes
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Novo porta-estandarte de gama bem conhecida no mercado nacional, a QJ Motor SRT 900, nas versões S e SX, é uma daquelas propostas que merece ser olhada com toda a atenção. Começando pelo fim, o preço faz soar todos os alertas a quem procura uma máquina versátil mas potente, super-equipada mas com um valor extremamente competitivo. Mas será que é apenas uma ‘moto barata’ ou estaremos perante uma proposta imbatível no mercado em termos de relação qualidade-equipamento-preço?

POR PAULO RIBEIRO/MOTOX.PT  • Fotos ROGER ROVIRA e ISAAC FARRÉS

Em tempo de férias, ponderar as opções de pacote ‘tudo incluído’ faz sentido para quem procura bom preço e, sobretudo, quer evitar complicações com os extras que sempre surgem. Ou seja, não se privar de nada, mas sem abdicar de um valor que não ponha em xeque as finanças familiares. E, ao dizermos isto, no que a esta moto diz respeito, não estamos a exagerar!

Deixemos o preço para o final – a menos que já tenha ido aqui ao lado espreitar a ficha técnica!… – e comecemos pelo argumento superlativo da QJ Motor SRT 900S e da versão mais aventureira SX: o ARAS ou Advanced Rider Assistance Systems. Estreia de apoio eletrónico à condução, montado de série, e cujo custo noutras marcas daria para gasolina para fazer mais de 10 mil quilómetros! Contributo de peso para deslocações mais seguras que consiste na ligação de vários sensores e radares, geradores de avisos em situações de potencial perigo. Como, por exemplo, quando um veículo se aproxima demasiado depressa da traseira da SRT, ligando o stop de forma intermitente para alertar o condutor do outro veículo e dando indicações visuais e sonoras ao condutor da SRT 900 através do painel de instrumentos. Há também informações no painel e nos retrovisores quando um veículo está ‘escondido’ nos ângulos mortos nos espelhos, bem como a assistência à mudança de faixa, sendo que os avisos sonoros podem ser desligados no menu principal.

Argumentos de bom negócio

Mas há outros equipamentos montados de série, ou seja, incluídos no valor final a pagar pela QJ Motor SRT 900, e que reforçam a ideia de um excelente negócio. O ‘quick shifter’ funciona de tal forma bem que, em determinadas alturas da apresentação ibérica do modelo, por terras galegas, tivemos de olhar para o painel para confirmar se a velocidade estava engrenada! No entanto, e como a perfeição não existe, o sistema mostrou-se sensível a uma utilização desajustada em termos de rotação e, sobretudo, face à a posição do seletor. Que também interfere com a utilização ‘convencional’, bastando um pequeno ajuste no pedal das mudanças para mudar completamente o carácter e usufruir de uma caixa extremamente suave e bem escalonada, mantendo a eficácia e facilidade ao utilizar a embraiagem assistida e deslizante.

Caixa que casa na perfeição com o motor de dois cilindros paralelos que, mau grado algumas vibrações, responde de forma despachada desde baixas, com ‘médias’ poderosas e uma capacidade de alongamento surpreendente. Bloco controlado por um acelerador eletrónico com um tato agradável, desaparecendo a impressão do pequeno ‘gap’ existente no início do curso do punho direito depois de cumpridos os primeiros quilómetros. Acelerador Ride by Wire que permitiu a adoção do Cruise Control, fácil de acionar a partir da 4ª velocidade e de ajustar através de bem posicionado botão dedicado. Ainda no capítulo motriz destaque para o controlo de tração, que pode ser desconectado, tal como o ABS nas 2 rodas para uma utilização em fora de estrada ou numa condução mais agressiva. Situação que fez sentir um dos pontos em que a SRT 900 precisa ser melhorada, com alguns cortes mais abruptos da ignição/injeção. Algo que os responsáveis da marca garantiram vir alterado já nas primeiras máquinas a chegar ao mercado, com novos ajustes da injeção eletrónica.

Diversão em paralelo

Motor que oferece, naturalmente, comportamentos distintos para melhor enquadramento com a atitude de condutor, com três modos (Rain, Normal e Sport) que proporcionam mudanças vincadas de carácter e no comportamento. Assim, o ‘quick shifter’ funciona melhor no modo Sport e o motor tem um comportamento mais linear e de resposta mais eficaz em Normal. No entanto, e por questões de segurança, só é possível proceder à mudança com a moto parada, bem como todas as outras funções do menu, levantando maiores dificuldades não só na hora de mudar os modos de condução como de fazer alguns ajustes. Como, por exemplo, alterar o brilho do ecrã que, nos níveis mais baixos, fica muito pouco legível quando o Sol incide diretamente no painel TFT de 7 polegadas. Janela digital bastante completa, mas com um design demasiado virtual, mais próprio de um videojogo, e que complica a leitura, não só por ter alguns dados algumas informações em caracteres muito pequenos como pela incidência de luz solar tornar difícil a leitura de luzes de aviso nomeadamente dos piscas.

Com um motor potente e divertido – a potência máxima foi limitada a 70 kW para permitir adaptação legal para carta A2 – a QJ Motor SRT 900 tem uma ciclística condizente com os níveis de eficácia e diversão. O quadro em tubos de aço utiliza o motor como elemento de esforço e, com a ajuda de conjunto de amortecimento Marzocchi totalmente ajustável, garante um bom comportamento em todo o tipo de estradas. E mesmo se não exploramos convenientemente a capacidade de ajuste, deu para perceber que será fácil melhorar o conforto na parte inicial do curso, eliminando as rugosidades da estrada, bem como a dureza na compressão para evitar o afundamento da forqueta em travagens mais fortes. E que força podem ter as travagens!

A qualidade do equipamento denota o cuidado posto na conceção e desenvolvimento desta SRT 900 com conjunto da Brembo, com discos de generosas dimensões, pinças radiais e, não menos importante, bomba radial. O resultado é, para além de fortíssimo poder de travagem, uma elevada capacidade de controlo, extremamente doseável sobretudo na roda dianteira, permitindo uma condução relaxada, com acertos de velocidade fáceis em curva, independentemente do curso da suspensão e dos pneus montados. É que a nova QJ Motor SRT 900 chega ao mercado em duas versões.

Para todos os gostos

E se é verdade é que, tal como a grande maioria das atuais ‘big trail’, a SRT será utilizada maioritariamente em estrada, os adeptos de uma utilização mais aventureira podem optar pela versão SX. Igual em quase tudo, com as diferenças expressas na maior altura do banco ao solo (+20 mm), ditada pelo maior curso da suspensão dianteira (de 152 mm na SRT S face aos 161 mm da SX) e pelo diferente tamanho da roda dianteira. Que é de 19 polegadas e monta pneus Maxxis Maxventure na versão mais aventureira, e de 17” com Pirelli Angel Pilot GT na mais ágil versão estradista.

Rodas diferentes no diâmetro dianteiro como na construção, em alumínio com seis braços em Y na S e de raios com aro dourado na SX, e que marcam, de forma indelével, a estética das duas versões da QJ Motor SRT 900. Onde ressalta o grande depósito e um banco cuja forma acabou por revelar-se melhor que a função. Parece muito confortável nos primeiros metros, acabando por revelar-se algo mole com o passar dos quilómetros, levando o condutor a descair para diante e deparar-se com um depósito algum largo na zona de junção com o assento. Ainda do exterior é possível aperceber-nos das eficazes proteções para os punhos, de série tal como os plásticos montados abaixo do ecrã que defendem os braços da pressão aerodinâmica. E que ajudam o pequeno ecrã montado de série no capítulo do conforto, que apenas a velocidades bem elevadas denota apenas algumas limitações na parte superior da cabeça.

CONCLUSÃO

Como se tudo o que foi escrito até aqui não fosse suficiente para colocar a QJ Motor SRT 900 em boa posição entre as trail de média/alta cilindrada, voltemos a atenção para os restantes equipamentos de série: descanso central, proteção de cárter, manetes de travão e embraiagem reguláveis, porta-bagagens e conjunto de fixação de malas, punhos e assento aquecidos em 3 níveis, sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) e tomada USB. Mas há mais: as ‘crash-bars’ surgem na lista de equipamento standard tal como o conjunto de malas em alumínio ou a garantia de seis anos. Agora, se conseguiu resistir à curiosidade desde o início do texto, vá à ficha técnica e confira o preço surpreendente…

MB Motor Portugal

Preços:

8.690 € (SRT 900S)

8.990 € (SRT 900SX)

Tags: motosOffroadQJ MotorQJ Motor SRT 900Revista MotosTestesTrail Bikes

RELACIONADOS

Comparativo Supersport – As mais quentes do momento
Motomais

Comparativo Supersport – As mais quentes do momento

Comparativo: Ducati Panigale V2 S / Honda CBR 600RR / MV Agusta F3 RC / Yamaha R9 - As...

Por Fernando Neto
28 Janeiro, 2026
Teste Honda CB1000GT – Entre a paixão e a razão
Motomais

Teste Honda CB1000GT – Entre a paixão e a razão

Quem vence na eterna discussão entre o que deseja o volátil coração e o que procura o pragmático cérebro?...

Por Fernando Neto
23 Janeiro, 2026
Reportagem BMW GS Experience – Dolomiti 2025
Artigos

Reportagem BMW GS Experience – Dolomiti 2025

Reportagem BMW GS Experience Dolomiti 2025 - Rumo aos Motorrad Days Já é tradição a BMW Portugal convidar alguns...

Por Fernando Neto
23 Janeiro, 2026
Moto Guzzi V7 Sport | Teste – Sangue quente
Testes

Moto Guzzi V7 Sport | Teste – Sangue quente

Moto Guzzi V7 Sport: A família V7 é uma das mais reputadas da Moto Guzzi e uma das mais...

Por Fernando Neto
21 Janeiro, 2026


ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt