O Campeão do Mundo de Rally Raid SSV, Alexandre Pinto, já está na Arábia Saudita para de 3 a 17 de janeiro disputar o Dakar Rally 2026, etapa inaugural do W2RC (World Rally-Raid Championship). Inscrito pelo Old Friends Rally Team e navegado por Bernardo Oliveira, também ele Campeão do Mundo, Alexandre Pinto encabeça a lista de pilotos que competirão de SSV com o seu Polaris RZR a ostentar o número 400, numa lista de inscritos que reúne alguns dos melhores pilotos mundiais da modalidade e que inclui também diversos pilotos portugueses. Após os dois primeiros dias de 2026 destinados às tradicionais verificações técnicas e administrativas, e a afinar os últimos pormenores para o arranque desportivo da prova rainha do TT mundial, tudo terá início com um prólogo de 23 km, a disputar em Yanbu.

Confiante
“O ano passado, quando disputei pela primeira vez o Dakar, nunca pensei que o resultado da temporada fosse este. Conquistar o título de Campeão do Mundo de Rally Raid SSV em ano de estreia no W2RC foi um sonho tornado realidade. Foi um processo de ir acreditando. Entrámos no Dakar sem expectativas. Queríamos andar o mais rápido possível, mas o objetivo era terminar. Fomos imprimindo um ritmo bom e fomos conquistando vitórias etapa a etapa. Terminamos o Dakar na liderança do Campeonato do Mundo. Começámos a acreditar no Campeonato e abordá-lo já a pensar mais além. À medida que íamos disputando as corridas íamos acreditando cada vez mais. Os resultados apareceram. 2025 Está feito, vamos para 2026 com o mesmo objetivo ou o de tentar fazer ainda melhor. A conquista do título é uma responsabilidade, mas não queremos carregar essa pressão”, salientou Alexandre Pinto.
A 48ª edição do Dakar Rally compreenderá um total de 8.000 quilómetros, dos quais cerca de 4.900 vão ser cronometrados. A prova terá um prólogo e 13 etapas, com partida e chegada a Yanbu (junto ao Mar Vermelho), sendo o dia de descanso em Riade. A primeira parte da prova rainha decorre até dia 9 de janeiro (6ª etapa), sendo o dia de descanso a 10 de janeiro, a anteceder a segunda semana de competição. Amanhã, sábado, a prova arranca com o prólogo curto, mas que serpenteia por pequenas colinas, ao longo de estradas de terra batida. Embora não apresente grandes dificuldades técnicas, exige uma condução precisa e experiente.



