Royal Enfield celebra 125 anos de história com a Himalayan 450 Mana Black e a Classic 650.
Para coroar a agitada agenda de revelações da Royal Enfield na EICMA 2025, a marca apresentou uma versão “Mana Black” da popular moto de aventura Himalayan 450. Adicionalmente, também revelou uma Classic 650 especial com uma pintura exclusiva para celebrar os 125 anos da marca.
Juntamente com os dois modelos especiais, foram lançadas a Bullet 650 bicilíndrica retro e a Flying Flea S6, uma scrambler elétrica, ambas já mostradas aqui.
Fundada em 1901, a marca celebra o seu aniversário ao longo de 2026. Nesse sentido, o lançamento inicial é da Classic 650 especial, que apresenta uma nova pintura “hypershift”. Com efeito, essa pintura muda de cor consoante o olhar em redor da moto, alternando entre tons de vermelho e dourado.
“Durante estes 125 anos, a Royal Enfield enfrentou muitos desafios”, disse o CEO, B. Govindarajan, durante a apresentação na EICMA. Por sua vez, Siddartha Lal, presidente executivo da empresa-mãe Eicher Motors Ltd, acrescentou: “A nossa história teve muitos altos e baixos. Passámos por situações de quase morte várias vezes, contudo, o que sempre nos uniu foi a nossa filosofia de puro motociclismo.”

Royal Enfield celebra 125 anos de história
Equipada com um assento plano, o motor, o quadro e as rodas são pintadas na cor preta. Além disso, logótipos especiais dos 125 anos figuram no depósito de combustível e nas tampas laterais. Portanto, é facilmente distinguível da versão standard da bicilíndrica “retro”, que normalmente vem com motor, rodas e componentes do escape cromados.
Com predominância do negro, as encomendas já estão abertas para a Himalayan Mana Black Edition, cujo nome homenageia a desafiante estrada do Passo de Mana, na Índia. O modelo já tem preço anunciado, fixado nos 6.587€.

Assim como a Classic mencionada anteriormente, a Himalayan especial permanece mecanicamente idêntica à moto de aventura monocilíndrica de 452 cc padrão, lançada em 2024. A única diferença, entretanto, é que foi atualizada com um esquema de cores especial em preto e cinzento, bem como com uma gama de acessórios opcionais. Agora, conta com protetores de mãos pretos, um banco estilo rali preto e um novo guarda-lamas para trilhos. As jantes raiadas para pneus sem câmara finalmente completam o visual.




