fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

MV Agusta inova com motor de 5 cilindros

Fernando Neto Por Fernando Neto
18 Novembro, 2025
em Motomais, Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Foi na EICMA que a MV Agusta realizou a apresentação inesperada do protótipo do seu novo motor de 5 cilindros. A marca italiana orgulha-se agora de partilhar mais detalhes sobre esta obra-prima da engenharia, cujo desenvolvimento já está em curso no departamento de I&D da sede da marca em Schiranna, Itália.

Esta plataforma de motor “quadrato” de 5 cilindros totalmente nova representa o próximo passo em termos de desempenho, inovação e excelência da engenharia italiana. Desenvolvida para redefinir as expectativas em diversos segmentos – desde Supersport a Naked e Touring – esta nova plataforma marca um passo ousado numa interessante fase em que vários construtores lançam diversas propostas, como é o caso da Honda com o seu V3.

O motor combina um formato quadrado de 3 cilindros à frente e dois atrás, operados por 2 cambotas paralelas. Desta forma, cada uma pode girar em direções opostas, cancelando mutuamente grande parte da vibração e efeitos giroscópios doutro modo produzidos e criando à partida um motor inerentemente suave.


Com uma gama de cilindrada modular de 850 cc a 1150 cc, a plataforma é capaz de debitar mais de 240 cavalos de potência a mais de 16.000 rpm e um binário impressionante de até 135 Nm a 8.500 rpm, mantendo, ao mesmo tempo, uma suavidade e compacidade excecionais. A julgar pelas cornetas de admissão, cada cilindro será servido por duas admissões, o que poderá ser útil para controlar a velocidade de admissão da mistura a diferentes regimes, ou até oferecer dois patamares de admissão, com o segundo a operar só a partir de um certo teto de rotações.

Pesando menos de 60 kg, este motor de 5 cilindros combina leveza, equilíbrio e eletrificação avançada, apresentando bombas de água e óleo elétricas para aumentar a eficiência e a capacidade de resposta.
A sua arquitetura oferece vantagens inerentes: graças à sua ordem de ignição exclusiva de 5 cilindros, o motor consegue uma entrega de binário e uma condução excecionais sem a necessidade de comando variável das válvulas, garantindo uma utilização a baixas rotações e a máxima potência.

Um formato de cambota diferenciado, com uma dianteira de 3 cilindros e outra cambota traseira de dois cilindros em configuração “U”, proporciona uma suavidade notável e vibrações reduzidas, resultando num refinamento e equilíbrio dinâmico incomparáveis.
O resultado é um motor mais estreito do que um quatro cilindros em linha e mais curto do que um V4, estabelecendo um novo padrão para o design compacto e de alto desempenho. A estreia do motor de 5 cilindros está prevista para um modelo muito aguardado que atualmente já não faz parte da linha de produção (certamente uma super desportiva) e será apresentado nos próximos anos. Até lá, esperamos sinceramente que a MV Agusta continue a desenvolver este espetacular motorização e que nos vá dando mais informações!

Tags: motoresmotosMV AgustaRevista Motos

RELACIONADOS

Kove reduz (muito) o preço em três modelos
Motomais

Kove reduz (muito) o preço em três modelos

A KOVE Portugal anunciou uma redução de preço em três modelos: 800X PRO, 450 Rally e NK 125R. Esta...

Por Fernando Neto
17 Novembro, 2025
Reportagem Macbor Montana Experience 2025
Evento

Reportagem Macbor Montana Experience 2025

Tanto por tão pouco O paradigma do “mais por menos” começa a ganhar cada vez mais força no mercado...

Por Redação
17 Novembro, 2025
Harley-Davidson com presença… diferente na EICMA
Competição

Harley-Davidson com presença… diferente na EICMA

A Harley-Davidson fechou uma semana interessante e bem diferente na EICMA 2025, com novidades a somar à tradicional gama....

Por Fernando Neto
16 Novembro, 2025
Sabe quais são as multas graves previstas no Código da Estrada?
Notícias

Sabe quais são as multas graves previstas no Código da Estrada?

O Código da Estrada prevê três tipos de infrações consoante a sua gravidade e respetivas sanções. Existem 3 tipos...

Por Redação
15 Novembro, 2025


ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt