Supermoto BMW R18 MAVERICK BY RUSTY WRENCH: Personificar um filme numa moto é um exercício arriscado, pois o resultado final corre o risco de parecer sempre forçado ou demasiado “espalhafatoso” e há sempre aquele receio implícito de que os amantes dos filmes em questão não se revejam nestas criações. No entanto, de quando em vez somos brindados com obras fantásticas como a “Maverick”, da Rusty Wrench, onde o resultado final supera mesmo o próprio conceito e espírito do filme.

Por Domingos Janeiro • Fotos João Vasco
É caso para dizer, que se víssemos o Tom Cruise a rasgar a pista de aterragem nesta “Maverick” em vez da moto original, ninguém ficaria chocado, antes pelo contrário, seria uma moto que acentuaria o espírito livre e rebelde do ator. Como é óbvio esta R18, criada pela equipa do “Xico” Correia foi inspirada no êxito de bilheteira de Hollywood, Top Gun: Maverick. Este projeto nasce em resposta ao desafio lançado pela BMW Motorrad Portugal a alguns preparadores lusos, com o intuito de eleger um representante português que teria a oportunidade de dar vida ao seu conceito para representar Portugal no Campeonato Internacional de Personalização R18 da BMW.
A única condição imposta pela BMW foi que o design teria que ser inspirado num filme, nada mais! A Rusty Wrench elegeu o Top Gun: Maverick, com o intuito de prestar homenagem à história da BMW na aviação e também ao protagonista da série Top Gun, Tom Cruise, assumido apaixonado pelas duas rodas. Como vencedora da competição a nível nacional, a BMW cedeu uma R18 ao preparador algarvio para materializar o seu projeto.

Mãos à obra
Com uma BMW R18 em cima do elevador, a equipa arregaçou as mangas e começou por retirar uma das peças centrais na R18, o enorme motor boxer de 1800 cc, bem como os restantes componentes para ficar com a sua tela em branco pronta a começar a ser colorida com as ideias (únicas) de Xico Correia. Neste caso, apenas foram aproveitadas as tampas laterais de origem, tudo o resto, resulta de uma feliz e requintada conjugação de componentes, uns provenientes de marcas de renome, outras totalmente fabricadas à mão, mas sempre com a imagem Top Gun bem presente, embora de forma elegante e muito equilibrada.

Começando pela dianteira, na Maverick encontramos um farol de formas angulosas, proveniente de uma KTM, integrada numa carenagem fabricada artesanalmente onde se destaca o pequeno ecrã escurecido, de formas adaptadas e personalizadas, com parafusos e encaixes ocultos para transmitir uma imagem limpa. Na parte inferior, encontramos uma quilha completa, criada para imitar a fuselagem de um avião caça, com entradas de ar e um contorno de parafusos em ambos os lados que ampliam ainda mais o conceito aeronáutico.
Trabalho de relojoaria
Como já foi supra mencionado, além de muitos componentes provenientes do portefólio de marcas de renome, muitos outros foram fabricados de raiz pelas mãos dos artesãos da Rusty Wrench, como é o caso do depósito de combustível, este fabricado artesanalmente, substituindo assim o da cruiser R18. Este que agora vemos nas imagens é exclusivo, escavado nas laterais para encaixar os joelhos, fazendo lembrar o utilizado em modelos como a clássica Yamaha XJR. Em termos de imagem, a frente acaba por ser mais impactante e compacta, com a traseira a passar uma imagem muito leve, estreita e esguia, assente num sub-quadro oculto, aparafusado ao quadro da R18. Já o assento, monolugar, apresenta um design elegante, forrado em Alcantara e com a aplicação de ilhós.

Embora a Maverick pareça mais alta face à R18 de série, a verdade é que no que respeita a suspensões, estas mantêm-se inalteradas. Onde a Rusty Wrench mexeu foram nas jantes, estas de liga leve de 21” na dianteira e 18” atrás, da Roland Sands Design. Foram ainda adicionados pousa-pés e respetivos comandos de pé personalizados, colocados mais acima e recuados para se ajustarem à maior altura do assento ao solo. Em grande plano de destaque encontramos o sistema de escape, também totalmente fabricado pelas mãos da equipa de “Xico” Correia, em aço inoxidável, colocados por cima a sair pela traseira da Maverick.
Os coletores “desembocam” em dois silenciadores de alumínio, com tampas que nos remetem para as turbinas que encontramos num avião de combate. O guiador também é novo, de menores dimensões, mais largo e baixo, com “risers” Roland Sands, comandos e pesos da Motogadget. O customizador optou por manter o painel de instrumentos da R18 evitando assim alterar a cablagem da BMW.

A completar todas estas alterações temos os grafismos aplicados na Maverick, fazendo sobressair a cor cinzenta com apontamentos em preto e umas elegantes riscas azuis. Por falar em elegância, destaque para as tampas de motor BMW da Roland Sands e uma ótica traseira a imitar a de um jacto. Em jeito de “remate final” a Rusty Wrench incorporou um conjunto de emblemas personalizados maquinados em CNC. Os emblemas do depósito comemoram o 100º aniversário da BMW Motorrad, enquanto o motor ostenta um par de logótipos “Maverick”.
Um trabalho fabuloso cujo resultado final rapidamente deu a “volta ao mundo” ajudando a projetar ainda mais a imagem e reputação do preparador português a nível internacional. Se ficaram impressionados com este trabalho do customizador de Loulé, saibam que podem ser os felizes proprietários desta obra única, por uns “singelos” 50 000€ e toda a informação pode ser consultada neste endereço: www.rwmotorcycles.pt/motorcycles/bmw-r18-maverick.
Top Gun Lusa
A escolha do filme Top Gun: Maverick não foi inocente para a Rusty Wrench, já que a ideia foi criar um projecto altamente dinâmico, cheio de pormenores onde a tecnologia se funde com linhas agressivas, esguias e, acima de tudo sinónimo de qualidade!



