O primeiro painel do programa Ride to FIM Awards 2025, intitulado «Inovação», realizou-se na quarta-feira, 15 de outubro, na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, e contou com a presença de especialistas da FIM, da EPFL e de outras figuras importantes que ajudam a moldar o futuro do motociclismo.
Os oradores foram o Diretor Técnico da Comissão Técnica Internacional da FIM (CTI) Dominique Hebrard; o Coordenador Técnico da CTI da FIM Laurent Hachfi; o Diretor de Comunicação e Marketing da BER Racing Europe (Arai) Francesco Bombarda; o Diretor de I&D da D-air® System Dainese Franco Gatto; o cofundador da Bearmind Mathieu Falbriard; Pierre-Etienne Bourban, Cientista Sénior do Laboratório de Processamento de Compósitos Avançados (LPAC); Vincent Varange, Assistente Doutoral do Laboratório de Ortopedia Biomecânica; juntamente com Damiano Zamana, Vice-CEO e Diretor de Operações da FIM; e Cosima Deluermoz, da Fundação Déléguée Lausanne Olympic Capital.
Lançado em 2022, o projeto Ride to FIM Awards promove a cerimónia anual dos Prémios FIM – agendada este ano para 6 de dezembro no Swiss Tech Convention Center, em Lausanne – através de uma série de eventos que abordam questões de importância fundamental para o desenvolvimento do desporto motorizado. Os eventos deste ano – realizados em colaboração com a cidade anfitriã e instituições – destacam temas importantes para a FIM e o mundo do motociclismo, ao mesmo tempo que celebram o legado partilhado com o Cantão de Vaud e a cidade de Lausanne, que acolhem o evento.
Apresentado pelo bicampeão mundial de Superbike da FIM, James Toseland, o Painel Um explicou como a FIM atua como uma ponte entre o desporto motorizado, a academia e a indústria, aproveitando a inovação, o feedback dos pilotos e as tecnologias emergentes para avançar os padrões de segurança. As discussões destacaram como a colaboração entre a indústria, a academia e os órgãos governamentais está a impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de segurança avançadas com aplicações que vão além do desporto motorizado e melhoram a segurança dos pilotos profissionais.
Através do CTI, a FIM apresentou a próxima fase do Programa de Homologação de Corridas da FIM, que introduzirá novos padrões de segurança para capacetes na maioria dos campeonatos da FIM a partir de 2026. A investigação também continua sobre a futura integração de airbags e materiais avançados para melhorar ainda mais a proteção dos pilotos.
Francesco Bombarda enfatizou a filosofia da Arai de que a melhor maneira de proteger a cabeça de um piloto é permitir que o capacete deslize e desvie a energia do impacto, apoiado por uma carcaça externa forte e suave. Ele também observou a importância de abordar as forças rotacionais, agora um componente-chave dos padrões de teste atualizados da FIM.
Franco Gatto apresentou a certificação TÜV SÜD dos sistemas D-air® Racing e Street – os primeiros sistemas de airbag para motociclos a obter esta distinção – alcançada após mais de oitocentos testes, reafirmando o compromisso da Dainese com a inovação baseada em evidências.
Mathieu Falbriard apresentou algoritmos alimentados por IA e sensores de força e movimento patenteados que transformam capacetes convencionais em tecnologias inteligentes, permitindo o monitoramento de impacto em tempo real para ajudar a minimizar os riscos de concussão.
Os investigadores da EPFL Pierre-Etienne Bourban e Vincent Varanges apresentaram inovações em materiais compostos e hidrogéis concebidos para absorver energia e reduzir os riscos de lesões cerebrais, exemplificando como a investigação académica interdisciplinar pode reforçar a segurança e o desempenho no desporto.
O evento reforçou a importância da colaboração entre o meio académico e a indústria como base para validar novas tecnologias e promover padrões globais de segurança.
