De Taiwan chega-nos o mais recente trabalho da Rough Crafts, esta espectacular preparação com base numa Harley-Davidson Fat Boy de 2022, na qual o customizador foi buscar as motos que sonhava fazer quando ainda era estudante. Há momentos em que os sonhos se cumprem… e de forma incrível!

POR José Armando Gómez
Fotos ROUGH CRAFTS
O preparador das Ilhas Formosas, Winston Yeh apresenta-nos o seu trabalho mais recente, uma espectacular preparação com base numa Harley-Davidson Fat Boy que, no entanto, foi buscar inspiração a trabalhos icónicos de dois dos seus preparadores favoritos.
Winston não hesita em afirmar que motos como a “Grande Moco” do Roland Sands Design e a Sturgis Special da West Coast Choppers o marcaram no início da sua carreira, há quase 20 anos, quando ainda era apenas um estudante que sonhava com o dia em que seria capaz de executar trabalhos como aqueles que via nas páginas das publicações da especialidade como a Motorcycle Mania ou na Biker Build-Off.

Foram precisamente esses os modelos de que Yeh se recordou quando um novo cliente entrou pelas portas da sua oficina, propondo-lhe a transformação da sua Softail para um estilo mais chopper. Sabia de memória os “ingredientes” base de que necessitava: roda traseira larga, guiador alto e depósito em forma de lágrima.

COMPONENTES
DE ALTA QUALIDADE
A encomenda estava feita: tinha a liberdade para fazer e desfazer à sua maneira, até conseguir chegar a um estilo chopper mais autêntico possível, assente em componentes de alta qualidade. Mas havia uns quantos pontos a ter em conta, como conseguir uma posição de condução que, dentro do estilo em questão, deveria ser confortável; em segundo lugar, a legislação de Taiwan não permite a alteração do quadro, pelo que as quotas principais da Fat Boy teriam que ser mantidas inalteradas.

Com estes pontos bem esclarecidos, Winston deitou mãos à obra. A Fat Boy já vem equipada de série com pneu de 240 mm, que já é um ponto de partida perfeito. Instalaram-se jantes de fibra de carbono BST, um dos fornecedores de referência do preparador, com um modelo personalizado que permitiram montar jantes de 8,0 x 17” em vez das de 18” que equipam o modelo de série. Isto abriu outra porta, já que desta forma, foi possível adaptar o pneu Pirelli 240-17” desenhado para a Ducati Diavel. Por outro lado, na parte dianteira instalou-se uma jante de 3,5 x 17” de cinco raios para dar um estilo vintage.

Os travões são Beringer, sendo um duplo disco, conseguem oferecem um aspecto retro de travão de tambor pequeno típico de chopper, com os apoios personalizados que requer sistema 4D. A Öhlins fornece a forquilha, à qual se adaptou um suporte artesanal. Os comandos são Rebuffini, assim como os apoios do guiador, que representam o acabamento perfeito para uma frente idónea que procurava e no qual foi instalada a instrumentação de uma H-D Street Bob. Com essa base de componentes, o resto foi dar forma aos diferentes elementos da carroceria com componentes artesanais, alguns deles, fabricados em fibra de carbono pelo próprio Winston. Por último, os característicos acabamentos ao estilo Rough Crafts, com a inconfundível pintura escura, assinada pela Works Custom Paint, rematada por outra empresa que colabora habitualmente com o preparador taiwanés, a 2 Abnormal Sides, que inclui o nome do proprietário e também os seus logótipos pessoais.

O resultado final é outro trabalho de elevada qualidade de Winston Yeh, que volta a demonstrar um equilíbrio perfeito entre espectacularidade, qualidade e estilo. Um bom motivo (mais um) para voltar a ser a protagonista da rubrica SUPERMOTO deste mês.
INSPIRAÇÃO DE QUALIDADE
O preparador taiwanés afirma ter-se inspirado em duas das suas criações favoritas: a Grande Moco de Roland Sands Design e a Sturgis Special de West Coast Choppers, trabalhos com quase duas décadas. Roland Sands foi um dos pioneiros no estilo chopper em trabalhos de alta qualidade, com recurso a componentes de alto desempenho para customizações chopper/bobber, com base em modelos Harley-Davidson, algo que marcou o preparador asiático. No que diz respeito à moto da WCC, retirou inspiração de componentes como por exemplo
o guiador alto.