Vila de Rei recebeu, pela primeira vez, uma ronda do Campeonato do Mundo de EnduroGP, sendo palco da 5.ª prova da temporada. Depois da estreia em Fafe no início do ano, coube agora ao centro geodésico de Portugal acolher a caravana mundialista, numa jornada marcada pelo calor intenso e pela elevada exigência do traçado e das especiais, numa organização a cargo do clube local Esganados TT.
A piloto da Husqvarna Motorcycles Portugal | Jetmar, Joana Gonçalves, líder do Campeonato da Europa de Enduro, aproveitou esta oportunidade para preparar da melhor forma os seus objetivos europeus, alinhando na categoria Senhoras aos comandos da sua habitual Husqvarna FE 250 Factory. Esta classe mundial contou com 12 participantes, representando 7 nacionalidades diferentes.
No sábado, Joana enfrentou um dia complicado, terminando na 8.ª posição. Já no domingo, conseguiu melhorar o seu ritmo e concluiu a jornada no 6.º lugar, resultado que lhe permite ocupar atualmente a 7.ª posição no Campeonato do Mundo de Enduro 2025.

“Foi um fim de semana com dois dias bem diferentes. No sábado tive um dia difícil, com uma primeira volta complicada e quedas em todas as especiais, o que não me permitiu recuperar. No domingo consegui entrar bem, lutei pelo pódio, mas numa das especiais cometi vários erros que me fizeram perder segundos importantes. Ainda assim, fiquei satisfeita com o segundo dia porque percebi que tenho velocidade e posso estar na luta pelos lugares da frente. Agora é focar e continuar o trabalho até Itália…quero conquistar o título europeu”, destacou Joana Gonçalves.
A piloto Husqvarna Portugal voltará à competição já no próximo dia 5 de Outubro, com mais uma ronda do Campeonato Nacional de Enduro Sprint a decorrer, desta feita no Marco de Canaveses.