A XX edição do Caramulo Motorfestival, levada a cabo pelo Museu do Caramulo, regressa à serra com o mesmo nome já no próximo fim-de-semana 5, 6 e 7 de Setembro, sendo esperados mais de 40 mil visitantes para o maior festival motorizado em Portugal.
São esperados para a edição de 2025, perto de 170 automóveis divididos pelas categorias Speedmasters e Chronomasters. Esta edição vai reunir pela primeira vez cinco automóveis de desenvolvimento e produção inteiramente portuguesa, claro que de diferentes épocas e segmentos. São eles o Felcom de 1933, o Alba de 1952, o Adamastor Furia de 2024, o UMM Dakar de 1983 e, por fim, o ProtoUMMble. Mas há mais, como o leque de modelos ultra especiais, como o Mercedes-Benz 300 SL, Lamborghini Revuelto, Bentley 3 Litre Speed, Ford GT 40 e o La Ferrari.

Durante o fim-de-semana vai ser possível aos aficionados ver um conjunto de exposições que funcionam como uma viagem no tempo. São elas o Retro Park, com modelo das forças de intervenção portuguesas, “a Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores”, que assinala com automóveis os 80 anos do final do conflito, a coleção Fittipaldi, com todos os automóveis que brilharam na carreira do brasileiro Emerson Fittipaldi. Depois poderá visitar o Museu do Caramulo e o Caramulo Experience Center.
Como já é tradição, o evento contará ainda com a Feira de Automobilia, onde os visitantes podem adquirir todo o tipo de peças de automobilia, assim como com a Motorlândia, um espaço dedicado aos mais novos com várias pistas de karts e até de slot – e que acolhe em 2025 a estreia do paddock LEGO.
Mas há muito mais, como a celebração dos 70 anos do Citroën DS e o reencontro dos UMM que participaram no Rally Dakar de 1982, 1983 e 1984.