A BMW Vision CE, mostrada recentemente, dá nova vida à ideia pioneira da C1, uma scooter dos anos 2000 que permitia conduzir sem capacete graças a uma arco de proteção. A partir o ADN elétrico da scooter urbana BMW CE04, este concept Vision CE explora a mobilidade urbana associada à segurança passiva, mas ainda deixa dúvidas quanto à sua comercialização. Para já é só um exercício de estilo.

Quando se pensava que o programa da marca para o salão de Munique estava definido com o iX3, o primeiro modelo da nova família Neue Klasse, o fabricante de Munique decidiu mostrar um concept futurista, o Vision CE, concebido como uma reinterpretação da excêntrica scooter C1 dos anos 2000.
Leia também: BMW apresenta a R 1300 R Titan
A C1, com 33 000 unidades vendidas em três anos, tentou popularizar na sua época uma inovação radical (sem ser a primeira nem a única): uma cápsula com um arco de proteção, cintos de segurança e um teto rígido que permitia viajar sem capacete. Apesar do seu fracasso comercial devido a restrições técnicas, tarifárias e regulamentares, este conceito volta à ribalta apostando na mobilidade urbana cool.

A Vision CE troca o teto rígido e fechado do C1 por uma estrutura tubular aberta e mais leve. A BMW quis que ele fosse muito diferente, esculpido em torno de uma silhueta com linhas afiladas inspiradas em buggies e outros quadriciclos da moda, como o Citroën Ami Buggy. O chassis minimalista integra uma gaiola de proteção, um arco tubular preto acetinado que contrasta com painéis brancos mate pontuados por detalhes em vermelho fluorescente.

O posto de condução é o mesmo que equipa a BMW CE04, com um ecrã a cores de 10,25 polegadas, enquanto o compartimento da bateria tem 8,9 kWh, semelhante ao da scooter de série. O motor elétrico desenvolve 20 CV em contínuo – 42 CV no pico e um binário de 62 Nm, números que deverão oferecer um desempenho satisfatório em ambiente urbano, mesmo que o peso seja bastante significativo: a CE-04 pesa mais de 230 kg. Com a sua bateria de iões de lítio de 8,9 kWh, este Vision CE deverá oferecer cerca de 130 km de autonomia.
