É verdade, a Harley-Davidson que vê nesta foto tem um motor Diesel. A Softtail com motor a gasóleo foi desenvolvida por um estudante de engenharia da British Columbia, no Canadá, e pode ser alimentada a biodiesel e/ou óleo de cozinha usado, sempre com o objetivo de reduzir emissões de CO2 da maquinaria da universidade.
O estudante de engenharia de nome Alex Jennison, disse no LinkedIn que “depois de 12 meses a pensar em como colocar um motor diesel de trator numa moto (ficando acordados até tarde, a trabalhar na mecânica, a soldar e a pedir conselhos técnicos), construímos uma Harley Davidson a biodiesel a partir do zero. Sem fins lucrativos. Nem sequer para exibir. Mas para provar algo: os combustíveis limpos são viáveis hoje em dia».
Leia também: Harley-Davidson e Moto GP revelam o primeiro campeonato Bagger Racing Global
O raciocínio de Jennison também é sólido, pois, embora muitos apontem os sistemas de propulsão elétricos como a resposta ao aquecimento global, essas tecnologias continuam a apresentar problemas, como o facto dos materiais para as baterias serem recursos finitos, bem como a sua extração, importação e exportação, e os conflitos existentes em torno deste tema.
O motor provém de um trator Kubota que Jennison e a sua equipa modificaram. E o seu objetivo agora é juntar o dinheiro suficiente através do GoFundMe para permitir que Jennison complete uma viagem de 1.930 km e demonstre ao mundo que a sua teoria é sólida.
