Luís Outeiro venceu as finais Elite e SX1 na 2ª prova do Nacional de Supercross em Vila Boa de Quires, com Alejo López a triunfar em SX2, Duarte Pinto em SX85 e Thiago Rodríguez em SX65.

A pista de SX do complexo Aldeia Rotativa, em Vila Boa de Quires, recebeu no passado fim de semana a segunda prova do Campeonato Nacional de Supercross 2025. Com Luís Outeiro (Yamaha) a triunfar em SX Elite e SX1, Duarte Pinto (KTM) a vencer em SX85 e Thiago Rodríguez (GasGas) em SX65, apenas na final de SX2 se registou um vencedor diferente da ronda de abertura, no mês passado em Lustosa, com o espanhol Alejo López (Kawasaki) a subir ao lugar mais alto do pódio em SX2.
Numa pista em que se evidenciaram progressos face à época passada, com uma noite de calor e muito público presente, a caravana do Supercross nacional, com a presença de vários pilotos vindos do país vizinho, voltou a oferecer grandes momentos de espetáculo. Na final de SX1 foi Afonso Gomes (Yamaha) quem dominou as primeiras voltas, sendo superado por Xurxo Prol (Husqvarna) à quinta passagem, com o espanhol a segurar a liderança nas voltas seguintes até, à 8ª das 14 voltas desta final, Luís Outeiro ter assumido o comando para não mais o largar até à bandeira de xadrez. Prol e Gomes terminaram nos lugares seguintes por esta ordem, separados entre si por apenas 0,6s. Com este triunfo, Outeiro reforça a liderança do campeonato de SX1, dispondo de mais 6 pontos que Prol e 10 que Afonso Gomes.
Na final de SX2, o Campeão em título Sandro Lobo (Yamaha) comandou até à 6ª passagem, sendo depois superado pelos espanhóis Alejo López (Kawasaki) e Gilen Albisua (KTM). Uma queda fê-lo ainda descer ao 4º posto, recuperando depois o 3º lugar, que seria a sua posição final, atrás de López e Albisua. Sandro Lobo mantém a liderança do campeonato de SX2, agora com apenas mais 1 ponto que Albisua e 9 na frente de Alex Almeida.

Sem história no que toca à luta pela vitória foram as duas corridas de SX85, com Duarte Pinto a vencer sempre na frente de Guilherme Gomes e Dinis Neto (todos em KTM), e as mangas de SX65, aqui com Thiago Rodríguez (GasGas) a dominar com à-vontade, na primeira manga à frente de Saúl Sanabria (Husqvarna) e Edgar Póvoa (Yamaha) e, na segunda, batendo novamente por larga margem Edgar Póvoa e Duarte Barbosa (KTM).
Também a final Elite foi palco do domínio isolado do Campeão Luís Outeiro, que viria a bater Xurxo Prol por 9 segundos, com Gilen Albisua um pouco mais atrás a alcançar o último lugar do pódio. Alejo López e Sandro Lobo fecharam o top 5.
O Campeonato Nacional de Supercross prossegue com a sua 3ª prova a 26 de julho em Fafe.