No centro deste projeto está o entusiasmo pelo automobilismo, o design de veículos e, por último, mas não menos importante, a BMW Motorrad. Um pequeno grupo de funcionários teve a oportunidade de transformar esse fascínio numa moto única.

O diretor do projeto, Philipp Ludwig, o designer de veículos, Andreas Martin, a designer gráfica e de cores, Theresa Stukenbrock, e os experientes construtores de protótipos, Paul Summerer e Thomas Becker, participaram no projeto.

O resultado desta colaboração é a BMW R 1300 R ‘Titan’, uma peça única com padrões intransigentes: agressiva, precisa e orientada para o desempenho. A máquina é baseada na nova BMW R 1300 R e transfere as suas características estéticas para a linguagem de design potente de uma moto de sprint.
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As linhas do depósito e do carenagem refletem-se no monocoque específico para competição. O elemento marcante do conduto de ar da versão padrão é acentuado na ‘Titan’. Tanto visualmente como funcionalmente, a massa é claramente deslocada para a frente, com o objetivo de garantir a máxima direcionalidade na roda dianteira

As proporções gerais da moto giram em torno do motor boxer de 1.300 cm3. Mesmo quando parada, a moto transmite um dinamismo tenso, comparável ao de um grande felino prestes a atacar. Os gráficos chamativos com superfícies contrastantes em carbono forjado são complementados por detalhes em azul metálico e acentuam a impressão de velocidade.

A Akrapovic, parceira da BMW Motorrad, forneceu apoio técnico para o projeto. O resultado é um sistema completo de titânio especialmente desenvolvido que acentua o caráter sonoro do motor boxer, tanto visual quanto acusticamente. O silenciador duplo desliza por baixo da parte traseira do colarinho, que por sua vez se eleva para cima.
Uma suspensão Wilbers especialmente adaptada com um braço oscilante longo garante uma posição baixa e a máxima transmissão de potência. Uma unidade de óxido nitroso está localizada entre os silenciadores traseiros e pode ser ativada com o simples toque de um botão. O óxido nitroso injetado aumenta a potência do motor por um curto período de tempo.
