fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Faróis LED matriciais chegam às motos

Redação Por Redação
17 Junho, 2025
em Equipamentos
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Uma das coisas mais frustrantes de andar de moto é a falta de potência dos faróis em comparação com os dos carros. Os automóveis modernos têm uma grande potência luminosa, enquanto os das motos são antiquados.

No entanto, alguns fabricantes começaram a abordar este problema. Este avanço torna as motos mais seguras à noite, que, como bem sabe, é um dos momentos mais perigosos para viajar. Um desses fabricantes é a Yamaha, que está a lançar a nova Tracer 9 GT+ com um farol Matrix LED adaptativo retirado do Grupo Volkswagen.

Esta tecnologia utiliza vários sensores para detetar automóveis, outros veículos e pessoas na estrada e evita ofuscá-los, desligando os pontos LED necessários. Isso significa que é possível viajar com os faróis acesos sem ofuscar ninguém.
Segundo a Yamaha, «o sistema deteta automaticamente o tráfego circundante, as fontes de luz natural e as condições meteorológicas. Ao considerar esta informação, ajusta dinamicamente o brilho e a distribuição da luz para proporcionar uma iluminação ideal em todos os momentos. Esta solução aumenta a confiança do condutor à noite e evita o encandeamento».

Faróis LED

E o que acontece quando a moto cai? «O feixe de luz ajusta-se quando é detetado um ângulo de inclinação de sete graus ou mais, criando uma experiência de condução mais confortável», explicou também a marca japonesa.

Em declarações à Motorcycle News, um porta-voz da Yamaha explicou que «tivemos de fazer muitos testes, em toda a Europa e no Japão. Foram muitos quilómetros e começámos a analisar este sistema em 2019 ou 2020. Depois, iniciámos o desenvolvimento da produção em massa, mas não foi fácil. A tecnologia vem do setor automóvel (a Yamaha recebeu-a da Audi), mas o automóvel não se inclina, por isso tivemos de refazer completamente o sistema para adaptá-lo à motocicleta».

Em suma, ver empresas como a Yamaha a desenvolver melhores faróis dá-nos esperança para o futuro, uma vez que a tecnologia atual parece antiquada. Certamente que, após esta demonstração, outras marcas vão «pôr os ombros à obra».

Tags: destaqueFaróis LEDRevista Motos

RELACIONADOS

Novo fato desportivo Quantum 3 da REV´IT
Equipamentos

Novo fato desportivo Quantum 3 da REV´IT

Este é o novo topo de gama da família Quantum, o fato Quantum 3. É o fato que lidera...

Por Redação
17 Junho, 2025
Teste Equipamento – Capacete HJC F31 NABY – Estilo e qualidade
Equipamentos

Teste Equipamento – Capacete HJC F31 NABY – Estilo e qualidade

Odiados por muitos, indispensáveis para outros tantos, os capacetes jet não são, nunca foram e não pretendem ser consensuais,...

Por Redação
11 Junho, 2025
Esta é a primeira mala keyless por indução do mundo
Equipamentos

Esta é a primeira mala keyless por indução do mundo

A NAD, o grupo industrial ao qual pertence a SHAD, em colaboração com a Yamaha, desenvolveu a primeira mala...

Por Redação
9 Junho, 2025
REV’IT! lança novo blusão desportivo Quantum 3 Air
Equipamentos

REV’IT! lança novo blusão desportivo Quantum 3 Air

A REV’IT! apresenta o novo blusão REV’IT! Quantum 3 Air, um blusão desportivo de verão, totalmente ventilado, com ajuste...

Por Redação
6 Junho, 2025
Próximo Post
Michelin será fornecedor exclusivo das Superbikes a partir de 2027

Michelin será fornecedor exclusivo das Superbikes a partir de 2027



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt