Uma das coisas mais frustrantes de andar de moto é a falta de potência dos faróis em comparação com os dos carros. Os automóveis modernos têm uma grande potência luminosa, enquanto os das motos são antiquados.
No entanto, alguns fabricantes começaram a abordar este problema. Este avanço torna as motos mais seguras à noite, que, como bem sabe, é um dos momentos mais perigosos para viajar. Um desses fabricantes é a Yamaha, que está a lançar a nova Tracer 9 GT+ com um farol Matrix LED adaptativo retirado do Grupo Volkswagen.
Esta tecnologia utiliza vários sensores para detetar automóveis, outros veículos e pessoas na estrada e evita ofuscá-los, desligando os pontos LED necessários. Isso significa que é possível viajar com os faróis acesos sem ofuscar ninguém.
Segundo a Yamaha, «o sistema deteta automaticamente o tráfego circundante, as fontes de luz natural e as condições meteorológicas. Ao considerar esta informação, ajusta dinamicamente o brilho e a distribuição da luz para proporcionar uma iluminação ideal em todos os momentos. Esta solução aumenta a confiança do condutor à noite e evita o encandeamento».

E o que acontece quando a moto cai? «O feixe de luz ajusta-se quando é detetado um ângulo de inclinação de sete graus ou mais, criando uma experiência de condução mais confortável», explicou também a marca japonesa.
Em declarações à Motorcycle News, um porta-voz da Yamaha explicou que «tivemos de fazer muitos testes, em toda a Europa e no Japão. Foram muitos quilómetros e começámos a analisar este sistema em 2019 ou 2020. Depois, iniciámos o desenvolvimento da produção em massa, mas não foi fácil. A tecnologia vem do setor automóvel (a Yamaha recebeu-a da Audi), mas o automóvel não se inclina, por isso tivemos de refazer completamente o sistema para adaptá-lo à motocicleta».
Em suma, ver empresas como a Yamaha a desenvolver melhores faróis dá-nos esperança para o futuro, uma vez que a tecnologia atual parece antiquada. Certamente que, após esta demonstração, outras marcas vão «pôr os ombros à obra».