A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes volta a acolher o Campeonato Nacional de Motocross, com as classes de MX1, MX Veteranos, MX2 e MX125 Júnior a entrarem em ação no próximo fim de semana, 24 e 25 de maio, para mais um grande espetáculo nos quase 1600 metros de perímetro do Crossódromo Internacional das Lajes.
Em pista estarão também os jovens pilotos das MX85 e MX65, mas estas disputando corridas extracampeonato. Com apenas mais uma prova em agenda no Campeonato das classes seniores após Fernão Joanes – que terá lugar no fim de semana seguinte em Tarouca -, existe a possibilidade de alguns títulos ficarem já decididos, embora isto possa depender de algum imprevisto bater à porta de um dos candidatos.
De facto, em MX1 o Campeão em título, Luís Outeiro, encaminha-se para a renovação da placa Nº1, mas, com o abandono na 1ª manga de S. Quintino, Outeiro dispõe de apenas 7 pontos de vantagem sobre o espanhol Xurxo Prol, com Afonso Gomes a 24 pontos de distância e ainda matematicamente na corrida. Também nos Veteranos a luta está cerrada, com escassos 5 pontos a separarem Paulo Lopes de Ricardo Aires, este último igualmente azarado na ronda anterior em S. Quintino.
A classe onde existe um domínio mais acentuado é a de MX2, com Sandro Lobo a dispor de uma confortável vantagem de 48 pontos sobre Martim Espinho, que lhe poderá garantir já o bicampeonato caso Espinho sofra algum pequeno deslize. Finalmente, em MX125 Júnior, Gonçalo Cardoso comanda com mais 23 pontos que Vasco Salgado, este motivado pela sua vitória de estreia na prova anterior, e a 40 pontos de Bernardo Pinto. Recorde-se que estão em jogo um total de 60 pontos em caso de vitória na manga de qualificação (10 pontos) e nas duas corridas (25 pontos cada).
O sábado estará, como habitualmente, reservado aos treinos e mangas de qualificação, fechando-se o dia com um momento especial, a inauguração do mural da História do Motocross em Fernão Joanes, com os pilotos a deslocarem-se nas suas motos de competição, escoltados pela GNR, desde a pista até Fernão Joanes para a cerimónia de inauguração.
As corridas desenrolam-se na tarde de domingo a partir das 13h00, encerrando-se o programa com a entrega de prémios pelas 18h00.
