O Campeonato Nacional de Enduro CFL prosseguiu ontem, domingo 11 de maio, com a sua 6ª e penúltima jornada, o ‘II Enduro Paleke’, uma prova uma vez mais levada a bom porto pela A.R.C.D. ‘Os Palekes’, montando um Enduro que mereceu os elogios da generalidade dos intervenientes.

Numa prova que se destaca das restantes pelo seu percurso totalmente em piso de areia e com 126 pilotos presentes, foi o francês Julien Roussaly (Sherco) a vencer, ele que já havia chegado a Pataias com a renovação do título Elite Absoluto no bolso. Roussaly bateu o 2º colocado e vencedor na ronda anterior, Luís Oliveira (Yamaha), por 1m22s, com Renato Silva (Beta) a fechar o pódio à geral. Bruno Charrua (GasGas) e Diogo Ventura (Beta) completaram o top 5, com Ruben Ferreira (Beta), a correr diminuído fisicamente pela lesão sofrida na prova do Mundial em Fafe, a terminar em 6º lugar e a somar assim mais alguns pontos para se manter na liderança pelo título Elite 1, que disputa com Luís Oliveira.

Na Open, regresso às vitórias de Rui Fernandes (Sherco), que venceu também em Elite 1 à frente de Luís Pinto Jr. (KTM), reacendendo uma luta pelo título que será decidida na ronda de encerramento na Figueira da Foz. A fazer mais uma incursão no Enduro, o Campeão Nacional de TT, Martim Ventura (Husqvarna), foi terceiro na Open Absoluto e o melhor em Open 2.
Leia também: Segunda etapa do CNE 2025 foi de topo
Mas, se existem várias decisões importantes remetidas para a última prova, já se ficaram a conhecer este domingo mais três Campeões Nacionais: Pedro Oliveira (KTM) venceu em Alcobaça e garantiu o título de Veteranos, o mesmo acontecendo com Albano Mouta (GasGas), que assegurou já a coroa nacional de Super Veteranos. Quanto ao título de Senhoras, Mariana Afonso (GasGas) também irá para a Figueira da Foz com a coroa garantida, uma missão facilitada pelo abandono das suas rivais Nieve Holmes e Francisca Henriques, que abandonaram ambas no início da prova, antes da segunda especial do dia.

Entre os Verdes, vitória em termos absolutos para José Abad Cortes (KTM), que reforça a sua liderança do Troféu perante Rui Sousa (Fantic), que foi segundo, ambos pontuando também para a classe Verdes 1. Em terceiro, Nuno Santos (Sherco) foi o melhor em Verdes 2, enquanto Albano Mouta Jr. (KTM) vencia em Verdes 3.
Finalmente, na Promoção, Daniel Alves (KTM) venceu e colocou-se a somente 6 pontos do líder do Troféu, Hugo Matos (GasGas), que terminou em 4º lugar atrás de Diogo Leite (Honda) e Luís Ferreira (Sherco).
Esta será mais uma das decisões remetidas para a prova de encerramento do Campeonato Nacional de Enduro CFL, agendada para a Figueira da Foz no dia 15 de junho.
Esta prova foi também pontuável para os troféus monomarca da Beta e da Sherco. No caso da marca italiana, que iniciava aqui o seu troféu, vitória para Marco Vicente nas 2T e Diogo Nogueira nas 4T. No Challenge Sherco, o triunfo foi para Nuno Santos.