Os pilotos de MXGP e de MX2, assim como das classes do Campeonato Europeu de Motocross, enfrentaram condições exigentes no Crossódromo Internacional de Águeda este sábado. A chuva que caiu tornou o terreno mais pesado e lamacento, no entanto, proporcionou também grandes espetáculos e disputas intensas para os muitos espectadores que assistiram aos treinos e principalmente às corridas.
Se os treinos permitiram aos pilotos testar o seu rendimento no traçado de Águeda e afinar as motas, as corridas de qualificação de MXGP e de MX2 abriram o apetite para o prato principal deste domingo, com pontos em disputa para o Campeonato do Mundo para os dez primeiros classificados.
Leia também: Pilotos do MXGP conhecem tradições de Águeda
Lucas Coenen, da Red Bull KTM Factory Racing, dominou a corrida de qualificação de MXGP, e conquistou 10 pontos importantes para o campeonato. O piloto belga concluiu a corrida com 13 segundos de avanço para o segundo, Calvin Vlaanderen, da Monster Energy Yamaha MXGP Team (9 pontos). Romain Febvre, da Kawasaki Racing Team MXGP, ficou em terceiro (8 pontos). Luís Outeiro, o wild card português da Motos VR Yamaha Racing Team, fechou a corrida de qualificação no 24º lugar.

Coenen mostrou-se agradado com o resultado alcançado na corrida de qualificação, como referiu na conferência de imprensa. No entanto, admitiu esperar que o tempo esteja melhor amanhã. “Espero ter sorte e conseguir um bom arranque”, disse o piloto da KTM.
Na corrida de qualificação de MX2, Andrea Adamo ficou em primeiro. Com este resultado, o piloto italiano da Red Bull KTM Factory Racing amealhou 10 pontos para o campeonato. Sacha Coenen, também da Red Bull KTM Factory Racing, ficou em segundo (9 pontos), e Liam Everts, da Nestaan Husqvarna Factory Racing, culminou a sua prestação na corrida de qualificação na terceira posição (8 pontos). O português Sandro Lobo, da Motos VR Yamaha Racing Team, ficou no 23º lugar.
No Campeonato Europeu de Motocross, o ponto alto do dia foram as primeiras mangas nas classes de EMX250 e EMX125, que foram marcadas pela chuva forte que caiu a espaços, e que deixou o terreno enlameado.
Janis Reisulis ganhou a primeira corrida na categoria de EMX250. O piloto letão da Yamaha venceu de forma confortável, com uma diferença de 10 segundos para o segundo classificado, Simone Mancini, da Fantic. Francisco Garcia, Kawasaki, conseguiu o terceiro lugar. Martim Espinho, com uma KTM, foi o melhor português nesta manga, terminando na 21ª posição. Já Tomás Santos, Triumph, alcançou o 34º posto.
Em EMX125, Nicolò Alvisi, KTM, foi o vencedor da primeira corrida, aproveitando da melhor forma a chuva intensa que marcou esta manga. Áron Katona, também da KTM, terminou em segundo, e Francesco Bellei, da Fantic, foi o terceiro. Mano Faure, que liderou a corrida durante bastante tempo, acabou por cair para quarto. O único piloto português que participou na corrida de EM125, Gonçalo Cardoso, aos comandos de uma Husqvarna, ficou a meio da tabela classificativa, com o 22º lugar.
Amanhã é o dia mais esperado pelos muitos espectadores que têm rumado ao Crossódromo Internacional de Águeda, com as corridas de MXGP e de MX2, e também a segunda manga das classes de EMX250 e EM125.
Os bilhetes para o MXGP Portugal estão disponíveis para compra online na BOL e também podem ser adquiridos em pontos de venda físicos (Fnac, Worten, CTT, El Corte Inglés e nos locais habituais).