Num fim de semana de Páscoa marcado por muita chuva, a tradicional prova do calendário do Nacional de MX, que sempre decorre nesta data no Crossódromo de Casais de São Quintino, numa pista extremamente difícil e enlameada, ficou marcada pela obtenção do primeiro pódio da época 2025, na classe MX2, do piloto oficial Triumph Racing Portugal, Tomás Santos, que levou a sua TF250-X a conquistar P3 na primeira na manga.
Leia também: Tomás Santos piloto Triumph de MX reúne Equipa e Patrocinadores
Já o piloto da Triumph Racing/IRIS FM, Ricardo Ayres, que compete na Classe MX1 de Veteranos, não teve um fim de semana como havia sonhado, apesar de estar a jogar em casa pois treina naquela pista há mais de 30 anos. Ayres sofreu uma queda aparatosa na primeira manga, queda provocada por não conseguir evitar um piloto que caiu na sua frente, tendo sofrido um ligeiro traumatismo craniano, realidade que o impediu de alinhar na segunda manga.

A prova no Crossódromo de Casais de S. Quintino é sempre marcante no calendário nacional de MX, quer pelo seu peculiar traçado, quer pela envolvente de público que, tradicionalmente todos os anos, acorre a aquela pista no fim de semana de Páscoa para assistir às várias competições
Num fim de semana marcado por muita chuva e lama, a adicionar à pista do “carrossel” de S. Quintino uma dificuldade extra, 21 pilotos alinharam na Classe MX2 e Junior 125 para disputar a mais espetacular prova de MX do calendário de 2025.
Tomás Santos partia com especial entusiasmo e confiança para as provas deste fim de semana já que, segundo o mesmo, esta era uma das suas pistas favoritas. Nos Treinos Cronometrados e na manga de Qualificação que decorreram no sábado, Tomás Santos conseguiu P4 e P5.
No dia de domingo, com a confiança em alta, Tomás iria mostrar que a sua determinação e a contínua adaptação à nova moto da Triumph, iriam alcançar novos resultados.
E assim foi, Tomás Santos terminou a primeira manga em P3, conquistando assim um lugar no pódio na Classe MX2, classe em que compete este ano por primeira vez no Nacional de MX aos comandos da competitiva Triumph TF250-X.
Tomás Santos é um piloto jovem que, apesar da sua juventude, já conquistou 12 títulos nacionais e no qual a Triumph Racing Portugal continuará a apostar, naquele que é o primeiro ano da sua participação com uma Equipa Oficial da marca no Campeonato Nacional de MX