O passado fim de semana foi de emoções fortes em Viana do Castelo, com a realização do TrialGP de Portugal 2025 – uma prova que reuniu os melhores pilotos mundiais da modalidade e que contou com a participação da vianense Mariana Afonso.

Organizado pelo Motoclube Foz do Lima, em parceria com o Município de Viana do Castelo – entidade que integra o plano de apoio desportivo à atleta – este Grande Prémio foi amplamente elogiado pela FIM – Federação Internacional de Motociclismo, que destacou a qualidade da organização e o envolvimento do público ao longo dos dois dias de competição.
Leia também: Mariana Afonso começa o Europeu de Enduro
Mariana Afonso foi a única representante portuguesa nesta ronda do Mundial e viu-se envolvida num ambiente de grande entusiasmo, com muitos adeptos a acompanharem de perto o seu desempenho nas 12 zonas de prova. O apoio do Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio também foi essencial nesta participação especial.
Depois de mais de um ano afastada das competições de trial e três anos fora da lista de inscritas do Mundial, a jovem da Afonso Motos decidiu regressar… e logo em casa. Competindo na categoria Trial2 Women, Mariana terminou ambos os dias na 14.ª posição. Um resultado esperado, tendo em conta a curta preparação e a sua longa ausência nesta disciplina.

“Desta vez, o resultado era o menos importante. Sei que podia ter feito melhor se tivesse tido a oportunidade de treinar especificamente para o trial, mas o apoio que recebi foi absolutamente incrível. As pessoas nas zonas, as mensagens que me enviaram… só tenho a agradecer. A prova foi excecional, não apenas por ser em Viana, mas por todos os detalhes que fizeram a diferença. Gostava muito que o Mundial voltasse a esta cidade”, afirmou Mariana no final da prova.
O foco da atual Vice-Campeã Nacional de Enduro está agora totalmente virado para os grandes desafios de 2025: o Campeonato Europeu de Enduro, com jornadas em julho (Hungria) e outubro (Itália), e o Campeonato Nacional, cuja próxima prova se realiza já no próximo sábado, na Lousã