fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

A Desmo450 MX é a primeira moto de motocross da Ducati

Redação Por Redação
4 Abril, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A Ducati apresenta a Desmo450 MX , a primeira moto de motocross da sua história. Uma moto que nasce seguindo a filosofia que sempre guiou a Ducati: experimentar e testar soluções em competição para depois as disponibilizar em motos de produção, aproveitando neste caso também a experiência adquirida pela Ducati Corse em MotoGP e Superbike.

Ducati Desmo450



Graças a esta abordagem, e a uma análise cuidadosa do segmento, dos concorrentes e dos regulamentos técnicos da FIM e AMA, a Ducati conseguiu criar uma moto leve e fiável, com um motor de distribuição Desmodrómica de alta performance e equipamentos eletrónicos que são a referência na categoria.

A Desmo450 MX é o primeiro modelo de uma gama completa de motos off-road especializadas, concebidas para levar a empresa de Borgo Panigale a novos mundos, apelar a novos motociclistas e, assim, fazer crescer a comunidade Ducatista. Foi desenhada em torno do motor monocilíndrico de 449,6 cm3 com distribuição Desmodrómica e representa um exclusivo no panorama off-road especializado. O leve quadro de alumínio foi concebido para ter o menor número possível de soldaduras.

Ducati

O design da Desmo450 MX partiu do motor, que está equipado com distribuição Desmodrómica, o sistema utilizado em todas as motos de competição da Ducati, incluindo as de MotoGP. Esta característica oferece várias vantagens à Desmo450 MX, em primeiro lugar a capacidade de fazer funcionar o motor a rotações muito elevadas, oferecendo uma maior extensão que aumenta as hipóteses de arrancar mais rápido do que os rivais na grelha de partida e, assim, ganhar o cobiçado prémio de Holeshot que vai para o piloto que passa na frente na primeira curva.

Um prémio que os dois pilotos oficiais Seewer e Guadagnini conquistaram na sua corrida de estreia no Campeonato do Mundo de Motocross, na Argentina, utilizando um motor de produção equipado apenas com o escape Akrapovič completo, o mesmo que a Ducati disponibiliza a todos os entusiastas através do seu catálogo de performance.

A potência máxima do motor Desmo450 é de 63,5 CV às 9.400 rpm, e o binário máximo entregue é de 53,5 Nm às 7.500 rpm. A intervenção do limitador de rotação está programada às 11.900 rpm, uma nova referência para a categoria.

Ducati Desmo450

A suspensão e os travões da Desmo450 MX foram objeto de uma decisão específica. A Ducati confiou na longa experiência em competição da Showa, que também foi escolhida para facilitar a configuração para amadores em virtude da utilização de mola, e não no layout técnico baseado no ar para este componente elástico. A forquilha é totalmente ajustável, com bainhas invertidas de 49 mm, curso de 310 mm e um tratamento em Kashima Coating.

O amortecedor é totalmente ajustável, com um curso de 301 mm. Para melhor desenvolver esta configuração, Alessandro Lupino correu toda a primeira parte do Campeonato Italiano com suspensão de origem, confirmando a validade da escolha deste equipamento.

Quanto ao sistema de travagem, a Ducati também optou nesta área por colaborar com o seu parceiro de longa data Brembo no desenvolvimento, também no Motocross, de sistemas de travagem de referência, como tem sido o caso há muitos anos nas motos de estrada. Há uma pinça flutuante de dois pistões na dianteira e uma pinça de pistão único na traseira. Os discos de travão Galfer são de 260 mm na dianteira e 240 mm na traseira.

Tags: destaqueDucati Desmo450 MXRevista Motos

RELACIONADOS

Novidades da gama V2 em Portugal com o Ducati Emotion Tour
Notícias

Novidades da gama V2 em Portugal com o Ducati Emotion Tour

A apresentação do novo motor V2 no passado outono, o mais leve da longa história de bicilíndricos da marca...

Por Redação
23 Maio, 2025
Contacto – BMW F 900 XR by Wunderlich – Em busca da excelência
Notícias

Contacto – BMW F 900 XR by Wunderlich – Em busca da excelência

A BMW F 900 XR é uma das referências quando o tema são as trails de vocação mais asfáltica,...

Por Redação
23 Maio, 2025
Honda atinge o marco de 500 milhões de motos produzidas
Notícias

Honda atinge o marco de 500 milhões de motos produzidas

A produção global acumulada de veículos Honda de 2 rodas com motor atingiu o marco de 500 milhões de...

Por Redação
23 Maio, 2025
Moto Morini X-Cape 700 Gold Edition traz jantes douradas
Notícias

Moto Morini X-Cape 700 Gold Edition traz jantes douradas

A Moto Morini amplia a gama X-CAPE 700 com a introdução da nova X-CAPE 700 Gold Edition, versão topo...

Por Redação
22 Maio, 2025
Próximo Post
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt