fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

E esta Africa Twin modificada e de “olhos esbugalhados”?

Redação Por Redação
12 Março, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

As motos de aventura nunca foram tão populares como são atualmente. Desde os entusiastas de fim de semana até aos condutores que dão a volta ao mundo, a cena ADV está em expansão. Por isso, era apenas uma questão de tempo até que as empresas de transformação começassem a dar o seu próprio toque a estas máquinas que vão a todo o lado.

A Auto Fabrica e a sua espantosa Type 22 são, na verdade, uma Honda Africa Twin moderna reimaginada como uma máquina de rali Dakar da era dourada da corrida africana.
Basta olhar para a Type 22 para nos sentirmos imediatamente transportados para os anos 80, quando as motos de rali de grande cilindrada da Honda conquistavam o deserto. O depósito de grandes dimensões, a carroçaria angular e a pintura perfeita em vermelho e branco evocam a herança do Paris-Dakar. Mas esta não é apenas uma homenagem à velha escola. É uma aula de mestre na mistura do estilo vintage com tecnologia de ponta.

A Honda CRF1100L Africa Twin standard já é uma maxitrail muito capaz, mas a Auto Fabrica transformou-a em algo que parece ter saído diretamente de um paddock de rali clássico. A nova carroçaria é elegante mas robusta, evocando a estética das motos de rali construídas na fábrica.
A carenagem dianteira grande e quadrada não é apenas para exibição – alberga um conjunto de faróis personalizado que teve de ser modificado para funcionar na perfeição com o sistema CANBUS da Honda. É este nível de atenção ao pormenor que distingue a Type 22.

Mas para além da funcionalidade, a verdadeira estrela do espetáculo é o design. A carroçaria foi completamente redesenhada. O depósito foi esculpido de forma a fluir perfeitamente para a asa traseira alta, dando à moto uma postura elevada e imponente. O assento, revestido num rico material vermelho tipo camurça, faz imediatamente lembrar as robustas e elegantes motos de rali do passado.

Depois há a suspensão, que é totalmente Öhlins à frente e atrás, oferecendo um amortecimento melhorado. Os travões originais? Desapareceram. Em seu lugar estão as pinças Brembo Monoblock para garantir uma grande potência de travagem. E falemos do escape. A Type 22 abandona o volumoso sistema original por uma configuração de titânio feita à mão que não só tem um aspeto deslumbrante, como também melhora a distribuição do peso e a resposta do motor.

Mas é aqui que as coisas ficam realmente interessantes. Apesar do seu aspeto antigo, a Type 22 mantém a tecnologia moderna. Tem Apple CarPlay e Android Auto, cruise control, vários modos de condução, controlo de tração e ABS. É uma bela contradição: uma moto que parece pertencer ao passado, mas que anda como se pertencesse ao futuro.

Mas talvez mais importante do que tudo isto é o facto de esta máquina falar de algo mais profundo que está a acontecer no mundo ADV. A nostalgia tem sido uma força motriz na cena das motos personalizadas, mas agora está a fazer o seu caminho para a cena da aventura. O Rali Dakar deixou um impacto duradouro no motociclismo, e máquinas como a Type 22 recordam-nos porque é que essa era foi tão especial.

Tags: destaqueHonda Africa TwinRevista MotosType 22

RELACIONADOS

Triumph Motorcycles Portugal lançou uma campanha de promoção nacional
Notícias

Triumph Motorcycles Portugal lançou uma campanha de promoção nacional

Está em vigor a Campanha Triumph Smile Days que vai colocar um sorriso em todos que decidirem encontrar nos...

Por Redação
8 Maio, 2025
Honda CB 125 F recebe atualizações para 2026
Notícias

Honda CB 125 F recebe atualizações para 2026

Mas para muitos condutores recém-chegados ao mundo das duas rodas, esta será a sua primeira moto "a sério". Por...

Por Redação
7 Maio, 2025
VITORINOS Seguros aposta em seguro específico para motos clássicas
Notícias

VITORINOS Seguros aposta em seguro específico para motos clássicas

Para os verdadeiros apreciadores de motos clássicas, a VITORINOS Seguros disponibiliza soluções de seguro acessíveis, flexíveis e pensadas à...

Por Redação
7 Maio, 2025
Nova NK 125 é a primeira naked desportiva da MITT
Notícias

Nova NK 125 é a primeira naked desportiva da MITT

A MITT apresenta a sua primeira naked desportiva — a novíssima NK 125 — que chega equipada com tecnologia...

Por Redação
6 Maio, 2025
Próximo Post
QJ Motor Fort 4.0 tem novo preço

QJ Motor Fort 4.0 tem novo preço



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt