fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

E quando fazes o “cavalinho” mais rápido do mundo?

Redação Por Redação
11 Março, 2025
em Evento
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Os pilotos de acrobacias de motas são uma raça completamente diferente. Enquanto o resto tenta manter as suas máquinas na vertical sem cair, esta malta desafia continuamente as leis da física.

Um exemplo disso é Magnus Carlsson, de 51 anos, sueco, que bateu o recorde da manobra mais rápida, com uns impressionantes 202,67 km/h. Uma loucura!

É claro que esta manobra arriscada não é para todos, porque em vez de se apoiar nos estribos, tem de se apoiar no guiador. Como se isso não fosse suficientemente louco, primeiro tem de apertar a embraiagem, acelerar o motor até mais não, e soltar a embraiagem para iniciar o wheelie o o cavalo.

É claro que para conseguir tal proeza é preciso dedicação. E estamos a falar de muita dedicação. Pense em três décadas. Magnus não é um temerário que acordou um dia e decidiu bater um recorde. De facto, a primeira vez que tentou fazer um wheelie foi em 1992 e, três anos mais tarde, tentou fazê-lo no aeroporto sueco de Skövde.

Ao longo dos anos, aperfeiçoou a técnica, o equilíbrio, o controlo do acelerador e a precisão. O cavalinho sentado no guiador não era apenas uma proeza para ele, mas a proeza que exigiu mais esforço e atenção ao longo da sua carreira. Por isso, quando finalmente bateu o recorde dos 200 km/h, foi o culminar de mais de 30 anos de dedicação.

É claro que tal façanha não é possível sem a máquina certa, e Magnus tinha a máquina perfeita: a KTM 1290 Super Duke R. Amplamente considerada como uma das motos naked mais loucas já construídas. É alimentada por um motor V-twin de 1.301 cm3 que produz incríveis 190 CV.

É uma mota em que basta um movimento do pulso para a frente se levantar. E embora não seja exatamente feita para acrobacias no guiador, se há uma máquina que pode tornar este recorde possível, é o modelo austríaco.

Mas quando se pensava que ele ia abrandar, Magnus bateu outro recorde, desta vez o da maior distância percorrida numa mota em marcha-atrás. Percorreu uns impressionantes 306 km, batendo o anterior recorde de 202 km. Curiosamente, o seu “cavalo” era outra KTM, a 390 Duke, com um cesto no banco de trás e algumas garrafas de água para manter Magnus hidratado durante o percurso.

Aqui fica o vídeo da proeza:

Tags: CavalinhodestaqueKTMMais rápidoRevista Motos

RELACIONADOS

Mariana Afonso segue líder para Alcobaça
Evento

Mariana Afonso segue líder para Alcobaça

A piloto vianense Mariana Afonso, da equipa Afonso Motos, prepara-se para enfrentar a penúltima ronda do Campeonato Nacional de...

Por Redação
8 Maio, 2025
ExpoMoto está de regresso ao Porto em 2026
Evento

ExpoMoto está de regresso ao Porto em 2026

Já está definido o regresso da ExpoMoto — Feira de Motos, Acessórios e Equipamentos! Mais motos, mais adrenalina, mais...

Por Redação
7 Maio, 2025
Uma experiência lendária da Yamaha para acelerar emoções
Evento

Uma experiência lendária da Yamaha para acelerar emoções

Em 2025, a Yamaha celebra sete décadas de história, inovação e paixão pelas duas rodas com um evento muito...

Por Redação
1 Maio, 2025
Ducati junta-se ao Lisbon Motorcycle Film Fest 2025
Evento

Ducati junta-se ao Lisbon Motorcycle Film Fest 2025

De 16 a 18 de maio, Lisboa volta a brilhar com motores e cinema na nona edição do Lisbon...

Por Redação
30 Abril, 2025
Próximo Post
Este é o novo blusão Voltiac 3 H2O Ladies da REV’IT

Este é o novo blusão Voltiac 3 H2O Ladies da REV'IT



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt