O Museu do Caramulo alcançou o seu melhor ano de sempre em público desde a sua fundação em 1953, tendo superado os 42 mil visitantes em 2024. Esta é a terceira vez que o museu ultrapassa o marco histórico dos 40 mil visitantes, um patamar que não atingia desde o século passado.
A estes somam-se 17 mil visitantes no Caramulo Experience Center, o pólo museológico dedicado à paixão automóvel inaugurado em 2022, e que inclui a oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos, e as reservas da coleção do Museu do Caramulo.
Este crescimento marcante deveu-se, não só, à programação de 2024, que incluiu as exposições temporárias “Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Século XX” e “João de Lacerda: O Coleccionador Visionário”, e ainda “Uma Paixão sobre Rodas – Colecção André Villas-Boas”, mas também aos eventos como o Caramulo Motorfestival, e a iniciativa O Museu na Rua, que proporciona aos visitantes o contacto directo e imersivo com as joias sobre rodas que integram a colecção do Museu do Caramulo.
Segundo Salvador Patrício Gouveia, Presidente da Direcção do Museu do Caramulo, “atingir a marca global dos 57 mil visitantes deixa-nos profundamente satisfeitos e com um grande sentido de responsabilidade para o futuro”.
E acrescenta “2025 vai ser um ano histórico em termos de programação, com exposições dentro e fora do Caramulo, e com uma ênfase na dinamização das colecções de arte e reforço dos serviços educativos do museu”.
Pilotos do bp Ultimate Adventure Team mantêm Top 10
Os pilotos do bp Ultimate Adventure Team terminaram mais uma jornada do 47º Rally Dakar. Ontem disputou-se a quarta...