Esta é a penúltima semana do ano e o Natal está a chegar, sendo que é por tradição uma época do ano em que ocorrem muitas deslocações de veículos, em especial para o reencontro de familiares e, infelizmente, a sinistralidade rodoviária costuma aumentar também.
Já no que diz respeito ao preço dos combustíveis não vai haver prendinha no sapatinho. Aliás, tudo indica que vai ser uma prenda envenenada já que os preços vão subir em ambos os combustíveis.
Assim, e tendo por base as nossas previsões e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), o preço de ambos os combustíveis vai subir, mas de forma desigual.
Relativamente ao valor final da gasolina simples (95 octanas), tudo aponta para preço um médio por litro a rondar os 1,73 euros, considerando que o preço pode subir até um cêntimo na segunda-feira, antevéspera de Natal.
Quanto ao gasóleo simples, tudo aponta para um aumento maior e que pode chegar aos dois cêntimos por litro. Se assim for, significa um preço médio de 1,63 euros por litro.
Neste cenário o diferencial no preço médio entre os dois combustíveis é agora de 10 cêntimos por litro.
Veja também Preço dos combustíveis: voltam os aumentos