Esta é a crónica “Que moto Comprar” número 51 e corresponde à crónica da semana de Natal. Caso pretendam, façam os vossos pedidos o mais detalhados possível para o endereço habitual, ou seja, [email protected]
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A FJR vai deixar saudades
“Sou o Miguel Cabral e tenho uma fantástica Yamaha FJR 1300.
Tem sido uma boa companheira, mas os anos já são alguns e começam a aparecer os primeiros sinais da idade, já tem alguns kms, além de que é ainda uma versão sem ABS e nos últimos tempos não tenho feito grandes viagens, que é a utilização mais adequada para este tipo de moto.
Quero trocar, mas não sei bem por que moto, sendo que o meu orçamento são cerca de 10.000€, mais o valor que possa conseguir por esta moto.
Uma forte possibilidade é uma FJR mais recente, já com mais segurança e aquele fantástico motor, ótimo nível de conforto e o descanso da transmissão por veio, mas temo não dar o uso à moto para que ela foi criada…
Na verdade, eu sou mesmo fã de motos naked, com motores potentes e divertidos, sem carenagens e até faz mais sentido para o meu uso pessoal de pequenas viagens com os amigos…
Que sugerem que faça?”
Alguns comentários
O Miguel tem neste momento uma pura Sport Touring de elevadas prestações e que se revelou um tremendo sucesso, logo quando foi lançada em 2001. Em 2006 foi renovada e o ABS passou a vir de série, mas recentemente, com a Euro 5 deixou de ser comercializada por cá e tornou-se mais uma vítima das emissões, já não aparecendo no catálogo da marca e uma atual Tracer 9 GT não joga no mesmo campeonato, mas tem muitos dos seus genes, maior versatilidade, além de um peso bastante mais contido, o que lhe garante uma agilidade superior e menores custos de utilização.
Adquirir uma FJR o mais recente possível, por exemplo da 5.ª geração (2016 em diante), é uma aposta segura e apesar dos quase 300 kg em ordem de marcha a moto continua a ser uma estradista de eleição, uma verdadeira devoradora de quilómetros, a que não é alheio o fantástico e fiável motor de 1298 cc, a debitar 146 cv de potência e um binário máximo de 138 Nm.
De qualquer modo, dada a sua paixão por motos naked, talvez seja altura de ponderar seriamente seguir o seu coração até porque, como refere, não tem feito viagens longas com a sua FJR, embora esta se adapte praticamente a qualquer tipo de utilização, mesmo que numa utilização puramente urbana e com trânsito sejam necessários mais cuidados.
As motos de elevadas prestações naked são uma espécie que já foi mais popular, mas continuam a aparecer no mercado muitas boas escolhas e por preços mais próximos do que pretende gastar, até porque, como certamente já sabe, o valor comercial da sua moto não será muito elevado, mesmo que esteja imaculada.
Vamos fazer um exercício mental. Imaginando um cenário em que consegue algo como 4000 a 5000€ pela sua FJR, o que significa que tem 14.000 a 15.000€ para a compra de uma moto nova, seja ou não com zero km.
Uma proposta radical dentro da Yamaha, ainda que menos versátil que a Tracer 9 GT, é a Hyper Naked MT 10, a naked mais potente alguma vez apresentada pelo fabricante dos diapasões.
Quatro cilindros em linha, 998 cc, 165 cv às 11.500 rpm e um binário de 112 Nm às 9000 rpm são o seu cartão de visita e preços a partir de 16350€, mais despesas. Dado o seu orçamento terá sempre de pensar numa moto com um ou dois anos.
Uma alternativa, também interessante, pode ser a Honda CB1000R. Também equipada com um motor de quatro cilindros e uma estética arrebatadora e elegante, com preços a partir de 14350€, o que talvez dê para comprar uma moto nova.
O seu motor de 998 debita 145,5 cv às 10.500 rpm e um binário de 104 Nm às 8250 rpm, valores perfeitamente suficientes para fazer bater o seu coração com mais força, em mais uma moto de perfil naked, uma verdadeira Neo Sports Café.
Caso considere descer um pouco a fasquia, mas dentro do espírito super naked, a Kawasaki Z900 também pode ser a moto certa para si e o seu preço de venda de 10890€, mais despesas (12290€ na versão Performance), podem dar uma ajuda na decisão.
Equipada com um motor de quatro cilindros de 948 cc, capaz de debitar 125 cv às 9500 rpm e um binário de 98,6 Nm às 7700 rpm também pode ser uma possível eleita e o facto de pesar apenas 212 kg em ordem de marcha garante-lhe uma agilidade muito grande.
Terminamos o périplo pelas japonesas com a Suzuki GSX-S1000. Esta também pode perfeitamente ser a moto que procura e o facto de o seu preço, sem despesas, a partir de 13499€, pode ser o empurrão para isso mesmo.
Equipada com um motor de quatro cilindros em linha, oriunda da antiga GSXR 1000 (geração K5), debita cerca de 150 cv às 1100 rpm e um binário de 108 Nm às 9500. Tem prestações de eleição, especialmente nos regimes mais altos e uma estética agressiva.
Deixamos também uma sugestão diferente das anteriores, sendo que em nenhuma delas vai encontrar algo que valoriza na sua FJR: a transmissão por veio. A opção corrente acaba por ser sempre mais leve e barata, além de combinar melhor com motor de caráter mais vincado e quase desportivo como estas naked.
A nossa última sugestão é uma Indian FTR 1200. Uma moto que é quase desconhecida de muita gente, até porque a representação no nosso país é relativamente reduzida. Porém, a sua estética, o poderoso bicilíndrico em V e o preço a partir de 11900€ e 14490€ (respetivamente modelos de 2023 e 2024) também o podem surpreender.
O motor de 1203 cc debita cerca de 115 cv às 7750 rpm, mas o que verdadeiramente impressiona é o seu binário de 120 nm logo às 6000 rpm, fazendo dela uma moto muito rápida nos arranques e recuperações, a que não é alheio um peso contido de apenas 233 kg.
Tudo somado, já tem aqui um vasto leque de escolhas possíveis para a sua futura moto.
Comece por experimentar uma FJR mais recente que a sua, mas não coloque logo de parte seguir o seu coração.
As motos naked, apesar de não serem tão universais na condução, nomeadamente para viagens maiores, são uma escolha incontornável para quem gosta de uma moto com um estilo mais purista, em que o motor é destacado e não escondido por carenagens ou outros acessórios.
Se desejar, depois da escolha, partilhe qual foi a sua eleita.
Festas Felizes e um ótimo 2025, de preferência com moto nova.