Ao longo dos anos, temos visto alguns aparelhos e dispositivos de mobilidade elétrica bastante originais, desde bicicletas de alta potência a trotinetas que parecem saídas de um filme de ficção científica. Mas talvez a mais estranha e apelativa de todas seja esta scooter movida a energia solar.
Chama-se Lightfoot e é uma criação da Otherlab, uma empresa de mobilidade com um talento especial para todo o tipo de invenções peculiares. Descrevem-na como uma trotinete de carga movida a energia solar, perfeita para viagens curtas. Pense nela como um cruzamento entre uma bicicleta e uma trotinete eléctrica: fácil de utilizar, inegavelmente prática e encantadora.
Com uma velocidade máxima de 32 km/h, não vai ganhar nenhuma corrida de arrancada, mas tem um toque retro inspirado em clássicos como as scooters Vespa e até a T1 da Volkswagen, pelo menos de acordo com a Otherlab. A empresa comercializa-o como um dispositivo de micro-mobilidade divertido.
O que é que está por baixo dos dois enormes painéis solares que funcionam como carroçaria? Uma bateria de 48 volts e 1,1 kWh que alimenta dois motores de 750 watts com 90 Nm de binário. A scooter é capaz de subir quase todas as colinas, o que a torna perfeita para deslocações em qualquer cidade, por mais complexa que seja. Tem uma autonomia de 60 quilómetros por carregamento, para que não fique desamparado.
Nos dias nublados, ou quando tiver de sair à noite, também não terá de se preocupar. Porque a Lightfoot não é alimentada apenas pelo sol. A trotinete está equipada com um carregador de 600 W que pode carregar a bateria até 80% em 90 minutos a partir de uma tomada elétrica normal.
Último passeio do ano pela Balgarpir, Mem Martins
O ano de 2024 está quase a terminar, faltam menos de duas semanas, e a Balgarpir, que está por...