Esta é a crónica “Que moto Comprar” número 48 e continuamos juntos, cada vez mais próximo das 50 edições, que contamos completar ainda antes do Natal. Continuem a remeter os vossos pedidos sempre o mais detalhados possível, para tentarmos ajudar a esclarecer as vossas incertezas.
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Moto tipo trail, até 500 cc, para umas voltinhas
“Sou um potencial comprador de uma moto até 500 cc.
Já andei a pesquisar o mercado e houve uma que me chamou a atenção: a Voge 525 DSX!
Ainda não andei nela, mas gosto muito da estética, sei que está muito bem equipada, o preço está dentro do orçamento do que posso gastar e vem com cinco anos de garantia.
Há grande diferença face à anterior Voge 500 DSX? Apesar da nova designação, a 525 DSX continua a ter um motor com menos de 500 cc, correto?
Por último, pergunto se neste escalão de cilindrada e tipo de motos recomendam mais alguma, sendo que o meu orçamento disponível é na casa dos 6.000€ e gostava, se possível, de incluir também as malas para alguma viagem maior que possa vir a fazer.
Obrigado pela ajuda.”
Alguns comentários
Este nosso leitor, que não se quis identificar, procura uma moto no formato que continua a liderar o mercado por larga maioria e não cessa de crescer: as motos de perfil aventureiro e trail, com um conjunto de atributos que fazem dela uma escolha adequada para utilizadores de diferentes perfis e necessidades, mesmo os que fazem uma utilização puramente asfáltica.
São motos que conjugam uma estética bem conseguida, com um ar aventureiro, razoáveis níveis de conforto, nomeadamente na posição de condução e até para o lugar do passageiro, além de elevada capacidade de carga. Não é à toa que são muitas vezes apelidadas de “canivete suíço”.
A Voge é a marca premium do fabricante de motos chinês Loncin e desde que chegou ao nosso mercado tem vindo a conseguir um papel de destaque, a que não é alheio o facto de ter uma gama de motos muito alargada, produtos de qualidade ou ligações a marcas de créditos firmados no mercado, caso da BMW.
Como se não bastasse, os preços de venda ao público são ajustados, no caso da 525 DSX estamos a falar de 6187€, mais despesas. Mesmo as malas e top case originais em alumínio estão com desconto de 50%: 650,00€ (apenas para as cores azul e cinzento) e malas e top case originais em alumínio em negro: 750,00€ (apenas para a cor Black). Tudo somado, é possível conseguir uma 525 DSX chave na mão, com malas (sem ser na cor Black) por cerca de 7000€ e ainda beneficia dos cinco anos de garantia que a marca oferece.
A anterior 500 DSX, que chegou ao mercado em 2021, distingue-se essencialmente da atual 525 por uma estética mais conservadora e por o motor ter 471 cc, debitando 46,9 cv às 8500 rpm e um binário de 40,5 Nm às 7000, valores perfeitamente suficientes para deslocar os seus 205 kg, em ordem de marcha.
Já a 525 DSX tem uma estética mais atrevida e atual, superior dotação de equipamento e o motor, apesar de ter menos de 500 cc (por questões de marketing surge a designação 525), mais precisamente 494 cc, está melhor e sente-se mais cheio, nomeadamente nas rotações mais baixas.
Claro que apenas 23 cc não fazem uma diferença gritante e o ganho de cv é ínfimo, até para ficar abaixo dos 48 cv da Categoria A2, tendo agora 47,6 cv à mesma rotação. A maior diferença está no binário que aumenta para 44,5 Nm à mesma rotação, ou seja, mais 4Nm.
Interessante ainda que com este aumento de cilindrada o consumo homologado aumentou ligeiramente de 3,7 litros aos 100 km para 3,9 litros, mas a diferença é perfeitamente marginal.
A Voge 525 DSX é fácil e divertida de conduzir, o assento está a uns razoáveis 830 mm do solo, tem iluminação full-led, ecrã LCD de sete polegadas, conetividade, sensor de pressão de pneus, descanso central, forquilha invertida Kayaba de 41 mm, regulável em pré-carga e extensão e muito mais, ou seja, uma dotação de equipamento de fazer inveja.
Porém, a Voge 525 DSX não está sozinha neste verdadeiro filão do mercado que são as motos trail até 500 cc e sugerimos, nesse sentido, que veja por exemplo o pedido do Carlos e deixamos agora algumas alternativas.
A Benelli TRK 502 na versão normal ou na mais aventureira X. também equipada com um bicilíndrico paralelo, de 500cc, capaz de debitar 48 cv às 8500 rpm e um binário máximo de 46 Nm às 6000 rpm, por um preço a partir de 6380€, mais despesas, na versão normal.
Mais uma moto com perfil aventureiro (menos na versão X), com boa dotação de equipamento e muito fácil de conduzir, embora o seu peso em ordem de marcha a rondar os 235 kg possa ser algo intimidatório e retire alguma agilidade.
A Honda NX 500 também pode constituir-se como uma excelente alternativa, apesar do seu preço em novo ser ligeiramente acima do seu orçamento: 7575€, mais despesas e ainda as eventuais malas que lhe podem interessar. Um exemplar já matriculado pode caber perfeitamente no seu orçamento.
Profundamente renovado no ano passado, incluindo na designação, a NX 500 assume-se como uma possível escolha, equipada com um bicilíndrico paralelo de 470cc, capaz de debitar 47 cv às 8600 rpm e um binário de 43 Nm às 6500 rpm. Destaque ainda para o seu reduzido peso em ordem de marcha: cerca de 196 kg que lhe dão grande agilidade e facilidade de manobra, sobretudo a baixas velocidades.
A Macbor Montana XR5 também pode perfeitamente ir ao encontro do que procura, estando também equipada com um bicilíndrico paralelo de 471 cc, capaz de debitar 47,5 cv às 8500 rpm e um binário de 43 Nm às 7000 rpm e um peso em ordem de marcha inferior a 200 kg.
O seu preço de venda recomendado, 6999€ mais despesas, acaba por ficar um pouco acima do seu teto, mas o conjunto de três malas (laterais e topcase) está incluído no preço, o que faz com que se torne uma proposta mais tentadora, aliada a uma boa dotação de equipamento e estética atual.
Por fim, uma proposta, também abaixo dos 500 cc, que tem feito furor e se tem revelado um best-seller: a CFMoto 450MT. Mais uma moto de perfil aventureiro, com uma estética verdadeiramente inspirada e um preço de venda de 5990€ mais despesas.
Apesar da menor cilindrada, 449 cc, debita 41 cv às 8500 rpm e um binário de 42 Nm às 6500 rpm. O seu peso em ordem de marcha ronda os 190 kg o que acaba por compensar os seus valores de potência e binário ligeiramente inferiores às outras propostas.
Quando tiver tempo disponível, a altura do ano é favorável porque as marcas costumam apresentar novidades ou vender modelos em stock por preços mais apetecíveis, comece por ir experimentar a Voge 525 DSX, mas não se fique por aí.
Encontre mais alguma disponibilidade e faça um test-ride às outras três propostas que lhe sugerimos, antes de tomar uma decisão. Se desejar, conte-nos depois qual foi a sua escolha.