A Suzuki apresentou hoje na edição 2024 da EICMA em Milão, Itália, as novas DR-Z4S e DR-Z4SM que serão disponibilizadas no mercado Europeu no início de 2025, dando continuidade ao legado deixado pela DR-Z400S lançada no ano de 2000 e mais tarde pela DR-Z400SM, lançada em 2005.
O reconhecido conceito original disponibilizava uma condução precisa e ágil, elevada manobrabilidade e um desempenho altamente versátil, que tornaram o modelo num dos mais populares da altura e ajudando a criar o que é hoje o segmento das Dual Sport. Altamente eficaz e divertida, conquistou o coração e a razão dos entusiastas do off road, sendo um modelo ainda hoje muito utilizado.
Respondendo ao apelo de alguns mercados a Suzuki atualiza fortemente os dois modelos, respeitando agora a regulamentação EURO 5+ nas suas várias exigências, e oferecendo um nível de personalização eletrónica, que não existia no passado, e que tornarão a DR-Z 4S/SM na escolha acertada para quem procura aventura e diversão.
Tendo como base o conceito original da DR-Z400 S/SM a Suzuki implementou melhorias significativas em vários campos, transformando o modelo numa nova referência no segmento das Dual Sport, assumindo-se como muito mais que uma mera modernização.
O motor totalmente revisto e otimizado, o novo quadro, o novo braço oscilante e a revisão de um grande número de componentes com vista a maximizar o seu desempenho e eficiência, juntam-se a um rejuvenescimento do seu visual, que são complementados por um pacote eletrónico completo que aumenta a flexibilidade e usabilidade do modelo em todos os momentos.
A DR-Z4S/SM incorpora assim sistemas como o SDMS (Suzuki Drive Mode Selector), STCS (Suzuki Traction Control System), sistema de travagem ABS personalizável, SCAS (Suzuki Clutch Assist System) e o Suzuki Easy Start System, adequados aos requisitos atuais e privilegiando o controlo e segurança na condução, sem comprometer o seu elevado desempenho, agilidade e diversão.
O SDSM apresenta assim 3 mapas de motor, que fazem variar a entrega de potência do motor e permitindo uma maior adequação ao terreno e condições climatéricas. Os mapas A (Active), B (Basic) e C (Comfort) não limitam a potência entregue apenas modulando o perfil de entrega da mesma.
O STCS permite configurar o controlo de tração em dois níveis, apresentando ainda um modo “Gravel” específico para uso fora de estrada e permitindo, adicionalmente, desligar por completo o controlo de tração. O sistema apresenta configuração diferentes nas duas versões do modelo.
O sistema de travagem ABS pode ser ajustado consoante o terreno, condições do mesmo e preferências do condutor, permitindo que seja desligado na roda traseira ou por completo nos dois eixos (exclusivo do modelo S).