A Kawasaki acaba de apresentar a nova Z900 para 2025, que, mantendo a essência desportiva e acessível dos modelos anteriores, chega com avanços significativos em termos de motor, chassis e eletrónica. Com atualizações na gestão eletrónica e novos sistemas de apoio ao condutor, a Z900 pretende proporcionar uma experiência de condução ainda mais envolvente. Uma das novidades mais destacadas é a inclusão de um sistema de navegação turn-by-turn, uma estreia na marca, que permite ao condutor visualizar direções diretamente no painel digital de 5 polegadas, facilitando viagens mais seguras e confortáveis.
No coração da nova Z900 está o motor de 948 cm³ com quatro cilindros em linha, agora com respostas mais rápidas e maior potência em médios regimes. A Kawasaki equipou este modelo com válvulas eletrónicas de acelerador, controladas por um sistema de gestão avançado que utiliza uma IMU (Unidade de Medição Inercial) para monitorizar e ajustar diversas funções, aumentando o controlo e a estabilidade. Para acompanhar esta potência, a Kawasaki melhorou também os travões dianteiros, que agora contam com pinças radiais de 4 pistões, oferecendo uma travagem mais precisa, em combinação com os pneus Dunlop Sportmax Q5A para uma aderência superior.
O design sugomi, uma marca distinta dos modelos Z, apresenta-se mais afiado e agressivo, com novos faróis compactos e precisos e luzes traseiras LED com efeito 3D. Detalhes em alumínio escovado nas laterais e outros acentos metálicos dão um toque sofisticado ao visual da Z900, que agora inclui um assento mais confortável e plano, permitindo maior mobilidade ao condutor. Além disso, o guiador robusto em alumínio reforça a sensação de controlo e ergonomia durante a condução.
Em termos de funcionalidades, a Z900 destaca-se pelo Cruise Control eletrónico e pela compatibilidade com a aplicação Rideology The App, que permite controlar certas funções por comando de voz, reforçando a interação entre a moto e o condutor. A inclusão de um carregador USB Type-C no cockpit (disponível na versão SE) oferece uma forma prática de carregar dispositivos em viagem, enquanto a app permite ainda monitorizar o desempenho da moto.
A eficiência do motor também foi alvo de melhorias, com novos perfis de cames e ajustes na ECU que ajudam a reduzir o consumo de combustível em até 16% em comparação com a versão anterior, e que resultam em emissões de CO2 mais baixas. Com o controlo de tração Kawasaki KTRC e modos de potência ajustáveis, o condutor pode personalizar a experiência de condução para diferentes condições de estrada. Para aumentar o conforto, a Z900 oferece duas opções de altura de assento – a 830 mm e a versão baixa de 810 mm – graças ao sistema ERGO-FIT.
Para além do modelo standard, a edição especial Z900 SE apresenta uma suspensão de topo com amortecedor traseiro Öhlins e componentes de travagem Brembo, além de um esquema de cores exclusivo. A Z900, disponível em três combinações de cores vibrantes, tem como objetivo atrair um público variado, incluindo versões de 70 kW e 35 kW para titulares de licença A2 na Europa, tornando o modelo acessível a um leque mais amplo de condutores.
Para mais informações sobre a nova Kawasaki Z900, visite o site oficial da Kawasaki.