A BMW continua a avançar na digitalização e automatização dos processos na sua fábrica em Regensburg, Alemanha, com a implementação de um sofisticado sistema de logística baseado em nuvem, o BMW Automated Transport Services (ATS). Este sistema conecta 50 “tugger trains” e 140 Robots de Transporte Inteligente (STR), que realizam cerca de 10 mil transportes diários de componentes para a linha de produção. Com esta tecnologia, a fábrica melhora a entrega de peças “just in time” e em sequência, assegurando que cada veículo, construído à medida das preferências do cliente, tenha as peças certas no momento exato para a sua montagem.
A unidade de Regensburg produz até 1.400 veículos por dia, incluindo modelos BMW X1 e X2 com motorização a combustão, híbridos e totalmente elétricos. A gestão do complexo fluxo de componentes, que são fornecidos em sequência e prontos para a montagem, conta com um sistema de veículos autónomos que operam de forma independente, permitindo que a fábrica atinja o objetivo da BMW iFACTORY: um sistema de produção totalmente digital e automatizado. O sistema em nuvem ATS é responsável pela navegação dos veículos e pela gestão das rotas de forma eficiente e sem atrasos, de acordo com as prioridades de entrega de cada peça na linha de montagem.
A tecnologia permite que veículos autónomos, como os Robots de Transporte Inteligente, operem com sensores e software avançado, reconhecendo e evitando obstáculos. Além dos tugger trains, os STR, que foram desenvolvidos em colaboração com o Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística, são programados com inteligência artificial para transportarem peças de grande porte, pesando até uma tonelada. Quando uma peça precisa ser reposta na linha de montagem, um funcionário ativa o sistema ATS, que envia imediatamente um STR ao local de recolha para garantir uma entrega sincronizada e precisa.
Thomas Dietz, responsável pela melhoria de processos e gestão de qualidade da Logística Física, destacou que a logística na fábrica depende de uma sequência rigorosa de peças personalizadas para cada veículo. “Mesmo uma breve falha no fornecimento das peças sequenciadas interromperia a produção, algo que queremos evitar a todo custo. Atingir este nível de eficiência exigiu um desenvolvimento detalhado tanto em hardware quanto em software”, afirmou Dietz. A expansão da frota atual continua a ser uma prioridade, com novos trajetos e veículos a serem integrados gradualmente, incluindo empilhadores e camiões de elevação autónomos.
Para suportar a logística cada vez mais complexa da fábrica, a BMW adicionou recentemente um novo veículo autónomo na área de prensagem de Regensburg, com capacidade de carga de 55 toneladas. Esta adição aumenta a capacidade de transporte da fábrica e apoia a visão da empresa de um ecossistema logístico conectado e inteligente, onde diferentes sistemas autónomos interagem em harmonia, desde pequenos dispositivos de transporte até grandes veículos industriais.
Com este modelo de fábrica do futuro, a BMW reafirma o compromisso com a inovação e a eficiência na produção automóvel. Mais informações sobre a BMW iFACTORY e as iniciativas de digitalização estão disponíveis no website oficial da BMW.