No quarto dia dos International Six Days Enduro (ISDE) 2024, a seleção sénior de Portugal conseguiu superar as expectativas e alcançar o 8º lugar no Troféu Mundial. Disputada na Galiza, a prova viu a equipa portuguesa recuperar posições após ter caído para o 10º lugar no dia anterior. O objetivo inicial de ultrapassar a Áustria foi cumprido, e, beneficiando do atraso da equipa sueca, Portugal subiu ainda mais na classificação geral, consolidando-se na 8ª posição entre as 18 equipas participantes.
As condições meteorológicas foram mais favoráveis, com sol predominante e alguns aguaceiros esporádicos. A equipa júnior de Portugal manteve-se estável no 7º lugar, posição que ocupa desde o início da competição. As seleções que lideram este escalão estão cada vez mais distantes, mas os jovens portugueses mantêm a vantagem sobre as equipas que os seguem na classificação.
Luís Oliveira continuou a destacar-se como o mais rápido entre os pilotos portugueses. Na frente da competição, o espanhol Josep Garcia voltou a dominar, vencendo cinco das seis especiais do dia, enquanto a restante foi ganha pelo britânico Steve Holcombe. Apesar disso, a equipa espanhola desceu para o 3º lugar no Troféu Mundial, sendo ultrapassada pelos Estados Unidos. A liderança continua a pertencer à França, que se mantém no topo desde o início da prova. Austrália, República Checa, Bélgica, Chile, Portugal, Finlândia e Áustria completam o top 10.
No Troféu Mundial Júnior, a Suécia continua firme no 1º lugar, seguida de perto pela França, com os EUA em 3º lugar. A seleção júnior portuguesa mantém-se na luta, apesar da distância crescente em relação às equipas da frente.
O quinto dia de prova trará um novo percurso, descrito como o mais exigente destes ISDE. Serão percorridas duas voltas de 134 km cada, com novas especiais e uma repetição de uma secção utilizada nos primeiros dias, mas agora em sentido inverso.
Mais informações podem ser consultadas em www.fmp.pt.