Teve início hoje, na Galiza, Espanha, a 98ª edição dos International Six Days Enduro (ISDE), a competição mais antiga sob a égide da FIM. No final do primeiro dia, ambas as seleções nacionais de Portugal conseguiram colocar-se entre os dez primeiros classificados, com a equipa sénior a terminar em 10º lugar na classificação do Troféu Mundial e o trio júnior a garantir o 7º lugar na luta pelo Troféu Júnior.
O destaque individual do dia foi o espanhol Josep Garcia, que, ao bater o britânico Steve Holcombe por 8,96 segundos, foi o piloto mais rápido. No entanto, a França demonstrou uma grande consistência ao colocar quatro dos seus pilotos nas primeiras seis posições da classificação individual, assumindo assim a liderança por equipas no Troféu Mundial. Os atuais detentores do título, os Estados Unidos, ocupam o segundo lugar, seguidos pela seleção anfitriã, a Espanha. A equipa portuguesa segue na 10ª posição, a menos de um minuto dos canadianos, enquanto a Grã-Bretanha e a Itália, que enfrentaram dificuldades com os pilotos Harry Edmonson e Andrea Verona, caíram para os 17º e 18º lugares, respetivamente.
No Troféu Júnior, a Suécia lidera, seguida de França e Estados Unidos. Portugal, com o seu trio de jovens pilotos, está em 7º lugar entre as 13 seleções presentes. A Itália, uma das favoritas, sofreu um revés com o abandono de Manuel Verzeroli, que comprometeu a sua posição.
Os pilotos portugueses enfrentaram este primeiro dia com cautela. Luís Oliveira foi o mais rápido da equipa nacional, terminando na 60ª posição geral (24º da classe E2), a 3m50s do líder. Logo atrás vieram Bruno Charrua e Renato Silva. Entre os juniores, o melhor foi Rúben Ferreira, na 75ª posição, enquanto Frederico Rocha e Francisco Leite completaram as posições da equipa júnior.
Embora ainda não estejam disponíveis as classificações dos cinco portugueses que competem em clubes, amanhã o percurso será repetido, com duas voltas de 127 km em torno de Silleda. Se as previsões de chuva se concretizarem, o segundo dia poderá revelar-se ainda mais exigente para os pilotos, devido ao desgaste do terreno.
Mais informações podem ser consultadas no site oficial: FMP.