O Alentejo prepara-se para acolher a Baja TT Sharish Gin, a quinta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT), que terá lugar entre os dias 20 e 22 de setembro. A competição irá decorrer nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Redondo e Mourão, com um percurso total superior a 500 km, dos quais 306 km serão cronometrados. Esta edição conta com 138 inscritos, entre os quais se destacam Martim Ventura na categoria Moto, João Vale nos Quad e Pedro Pinha nos SSV, todos líderes das suas respetivas categorias no campeonato.
Na competição de duas rodas, o confronto será entre Martim Ventura, atual líder do campeonato, e António Maio, campeão em 2022. Ventura, ao comando de uma Husqvarna, já venceu três provas este ano, enquanto Maio, em Yamaha, ainda busca a sua primeira vitória de 2024. Outros pilotos em destaque incluem Bruno Santos, que tem tido uma excelente prestação internacional, e os pilotos da Honda, Tomás Dias e Gustavo Gaudêncio, além de Micael Simão e os irmãos Bernardo e David Megre, que competem em Kawasaki.
Nos Quad, a luta será igualmente renhida, com João Vale, campeão em 2023, a enfrentar Rodrigo Alves e Luís Fernandes, ambos em Yamaha. Alves já conquistou duas vitórias este ano, enquanto Fernandes defende o título nacional. Tiago Gomes, em KTM, também poderá intrometer-se na luta pelos primeiros lugares, numa categoria onde os três primeiros estão separados por apenas 11 pontos.
A categoria SSV promete grande competitividade, com os quatro primeiros classificados separados por apenas 7 pontos. Pedro Pinha, líder do campeonato após a vitória em Lagos, terá como principais adversários Pedro Santinho Mendes, Luís Cidade e Sérgio Batista, todos em Can-Am. Outros nomes de destaque incluem Hélder Rodrigues, Roberto Borrego e Vasco Martins. Os troféus monomarca da Yamaha, Polaris e Segway trazem ainda mais diversidade à competição, com Jorge Lopes, Arnaldo Monteiro e André Rodrigues a liderarem as respetivas classes.
A 36ª edição da Baja TT Sharish Gin contará também com algumas estreias de relevo. Sandra Brás marcará o regresso de uma piloto feminina à competição Moto, competindo numa Husqvarna da Classe Trail, enquanto o jovem Domingos Cunha, atual campeão da Mini Baja, fará a sua estreia a navegar o pai, Tiago Cunha, num Can-Am. A prova, que pontua para o FIM European Baja Championship, inicia-se com um setor seletivo de 28 km na sexta-feira e continua no sábado e domingo com percursos de 190 km e 160 km, respetivamente.
Mais informações podem ser consultadas em www.sar-motorismo.com e https://cntt.motosport.com.pt.