O Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha 2024 arrancou no passado domingo, 8 de setembro, com a sua primeira prova realizada em Águeda. Organizada pelo ACTIB – Águeda Action Club, a competição teve como palco o Crossódromo Internacional de Águeda e contou com a presença de alguns dos melhores pilotos nacionais. Esta ronda inaugural é a primeira de cinco etapas que se prolongarão até dezembro, passando ainda por Figueira da Foz, Viana do Castelo, Penacova e terminando em Castelo Branco.
O dia de prova foi marcado pelas difíceis condições de pó, que obrigaram a organização a alterar o formato da competição. Em vez da resistência programada para a tarde, optou-se por repetir o percurso e as especiais da manhã, mas no sentido inverso. Na primeira parte do dia, Luís Oliveira (Yamaha) sagrou-se vencedor com uma vantagem de sete segundos sobre Renato Silva (Beta). Bruno Charrua (GasGas), Rúben Ferreira (Beta) e Francisco Leite (Sherco) completaram os cinco primeiros lugares. Durante a tarde, Rúben Ferreira venceu a segunda prova, seguido de Luís Oliveira, que sofreu uma penalização de 15 segundos. Bruno Charrua manteve a consistência e ficou novamente em terceiro.
Na categoria feminina, Joana Gonçalves (Husqvarna) destacou-se ao regressar à competição após um ano de recuperação de lesão. Gonçalves dominou ambas as mangas, vencendo com autoridade, embora Rita Vieira (Yamaha) tenha oferecido uma forte oposição, terminando a 16 e 14 segundos, respetivamente. Mariana Afonso (KTM), Francisca Duarte (Sherco) e Liliana Pereira (KTM) completaram as posições seguintes.
Outras categorias também viram desempenhos de relevo. Luís Cardoso (Beta) venceu ambas as provas na classe Verdes 2, enquanto Tomás Rodrigues (Yamaha) e André Reis (GasGas) dividiram as vitórias em Verdes 1. Nos Veteranos, José Silva (Beta) foi imbatível, tal como Albano Mouta (GasGas) em Super Veteranos e Luís Brandão (KTM) na categoria de Promoção.
O Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha volta no dia 29 de setembro, com a segunda prova a realizar-se na Figueira da Foz. No dia anterior, também na Figueira, terá lugar uma ronda do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar.
Saiba mais em www.fmp.pt