No início de uma longa e exigente temporada de 2017, o jovem Francisco ‘Kiko’ Maria realizou no Circuito Ricardo Tormo em Valência a primeira prova do competitivo campeonato espanhol Pré-Moto3. Aos comandos da sua BeOn, o jovem piloto de Lisboa terminou a corrida num positivo 22.º posto entre os 32 pilotos que se qualificaram para este arranque de um campeonato onde estão muitas equipas com pergaminhos em MotoGP que escolhem este campeonato para formar os seus novos pilotos.
Após nove meses de ausência das pistas, este regresso à competição era esperado com muita ansiedade pelo jovem piloto e nem mesmo os problemas de afinação sentidos com a sua moto na sexta-feira o impediram de conseguir a qualificação no sábado, dando continuidade à melhoria dos seus tempos por volta.
A corrida de domingo foi, por isso, feita em modo de recuperação e, no final das 14 voltas aos pouco mais de quatro quilómetros da pista, Kiko Maria ganhou uma dezena de posições e cruzou a linha de meta no 22.º posto, naquele que é o mais competitivo campeonato de Pré-Moto3 a nível mundial.
Um resultado que deixa o piloto de Lisboa bastante animado para continuar a treinar com vista ao arranque do campeonato nacional da especial, dentro de um mês no Autódromo Internacional do Algarve, naquela que será a segunda prova do ano para o piloto que cumpre este ano a sua primeira época desportiva nos campeonatos nacionais de Portugal e Espanha.