Aleix Espargaró anunciou que vai retirar-se do MotoGP no final da temporada, após uma longa e distinta carreira, incluindo oito anos de ligação com a Aprilia Racing. E a decisão foi revelada na sua corrida de casa, em Barcelona, a poucos quilómetros de Granollers, onde cresceu. Este local é especial para Espargaró, pois foi aqui que, há um ano, escreveu uma das páginas mais memoráveis da história da Aprilia Racing com um duplo pódio ao lado de Maverick Viñales, que adianta, de forma agridoce, que Aleix é um excelente colega de equipa e que viveram momentos inesquecíveis. O piloto refere ainda que ambos ainda têm um ano pela frente para levar a Aprilia ainda mais alto, “levamos a Aprilia ao topo, tenho ótimas memórias com o Aleix”.
A carreira de Aleix Espargaró está intimamente ligada à Aprilia Racing. Ao longo de oito temporadas com a equipa italiana, Espargaró marcou algum dos momentos mais importantes da história recente da equipa. O piloto venceu três grandes prémios (Argentina 2022, Silverstone e Barcelona 2023), uma corrida Sprint (Barcelona 2023), conquistou três pole positions e alcançou 10 pódios. “Estou feliz por anunciar a minha retirada da competição como piloto a tempo inteiro. Foram 20 anos maravilhosos neste paddock,” referindo ainda que se sente muito feliz e orgulhoso do que conseguiu alcançar com a equipa.
Contudo, a história ainda não termina aqui, pois há uma longa temporada pela frente, começando por Barcelona, onde Alex e a Aprilia Racing têm conseguido performances extraordinárias.