A Baja de Lagos, quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024, realizou-se de 17 a 19 de maio, com Martim Ventura (Husqvarna), João Vale (Can-Am) e a dupla Pedro Pinha/Joaquim Dias (Can-Am) a saírem vencedores nas suas respetivas categorias.
A cidade de Lagos acolheu 89 equipas para uma competição que incluiu um prólogo e duas passagens por um setor seletivo de 158 km, utilizando as pistas da costa algarvia. O evento foi organizado pelo Clube Automóvel do Algarve e incluiu o Troféu Polaris, a Taça YXZ 1000R e a Villain Cup.
Motos: Terceiro triunfo de Martim Ventura
Nas motos, Martim Ventura venceu a prova e reforçou a liderança no campeonato. O piloto da Husqvarna superou António Maio (Yamaha), que venceu na Classe TT2, com uma vantagem de 2m40s. Ventura também venceu nas Classes TT3 e Júnior.
Entretanto, Bruno Santos (Husqvarna) e Micael Simão (GasGas) completaram o pódio, atrás de Maio. Gustavo Gaudêncio (Honda) ficou quinto e Bernardo Megre (Kawasaki), que venceu na Classe TT1, ficou em sexto. Frederico Rodrigues (Yamaha) venceu na Classe Promoção e Christophe Lajouanie (Sherco) triunfou entre os veteranos.
Quad: João Vale vence e assume liderança do campeonato
João Vale dominou na categoria Quad, começando então, com o melhor tempo no prólogo e liderando a corrida após problemas mecânicos afastarem os concorrentes Rodrigo Alves e Luís Fernandes (ambos Yamaha).
Vale manteve a liderança e venceu com 4 minutos de vantagem, assumindo a liderança do campeonato. Tiago Gomes (KTM), vencedor da Classe Promoção, ficou em segundo e Tiago Teixeira (Yamaha) completou o pódio.
SSV: Estreia vitoriosa de Pedro Pinha
A competição SSV foi a mais disputada. Roberto Borrego (Can-Am) liderou o prólogo, mas no dia seguinte, Sérgio Batista assumiu a liderança. No último dia, Pedro Pinha venceu com apenas 7,8 segundos de vantagem sobre Nelson Caxias, enquanto Sérgio Batista ficou em terceiro após um furo. Esta vitória colocou Pinha no topo da classificação do campeonato, com os quatro primeiros separados por apenas 8 pontos.
Luís Marchante (Polaris RZR) venceu a Classe Stock e o Troféu Polaris RZR, enquanto Gil Ferreira e Rafael Caseiro triunfaram na Taça Yamaha YXZ 1000R nas Classes Open e Stock, respetivamente. Dave Catania venceu a Villain Cup e Gonçalo Guerra (Can-Am) triunfou na Classe Júnior.
Por fim, o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno fará uma pausa de quatro meses, regressando de 19 a 22 de setembro para a Baja TT Sharish em Reguengos de Monsaraz.
Mais informações sobre a Baja TT Lagos podem ser encontradas em caa.ies.pt/baja-de-lagos-2024/. As classificações do CNTT 2024 estão disponíveis aqui.