O Campeonato Nacional de Enduro – CFL prosseguiu este domingo em Pataias, Alcobaça, com o domínio total do francês Julien Roussaly. O piloto da Sherco reforçou a liderança ao vencer de forma categórica a 5ª ronda da competição, o ‘1º Enduro Paleke’, que contou com a presença de 140 pilotos. Roussaly venceu todas as 11 especiais da prova, deixando o rival mais próximo, Luís Oliveira (Yamaha), a 1m30s e Diogo Ventura (Beta) a 1m43s, que fechou o pódio da categoria Elite.
A Associação Recreativa Cultural e Desportiva dos Palekes, organizadora do evento, por sua vez, estreou-se no Nacional de Enduro com uma prova quase totalmente em areia, composta por cerca de seis dezenas de kms por volta e especiais bem elaboradas, destacando-se a Enduro Test, que acabou por agradar aos pilotos.
Roussaly somou o triunfo na Elite 2 à vitoria absoluta, com Diogo Ventura em segundo e Renato Silva, da Beta Portugal/Moto Espinha, em terceiro. Na classe Elite 1, Luís Oliveira ganhou oportunidade para uma vantagem, seguido por Bruno Charrua (GasGas) e André Sérgio (Beta).
Entretanto, na classe Open, Ruben Ferreira (Beta) viu a série invicta interrompida por uma queda, o que fez com que abrisse caminho para Francisco Salgado (GasGas) vencer em Open Absoluto e Open 1. Filipe ‘Taniko’ Oliveira (Beta) terminou a 27s de Salgado, e, portanto, triunfa na Open 2.
Entre os Verdes, Luís Pinto Jr. (KTM) venceu após a desistência de Tomás Alves (GasGas) por falha mecânica. Tiago Sena (KTM) foi então marcante na Verdes 1, Luís Pinto Jr. nas Verdes 2, Joel Carvalho (Husqvarna) nas Verdes 3 e Tomás Rodrigues (Yamaha) na Youth Cup.
Na classe de Senhoras, Vilde Holt (Husqvarna) regressou após lesão e venceu, batendo Mariana Afonso (KTM) e Francisca Henriques (Sherco). Nos Veteranos, Pedro Oliveira (GasGas) venceu pela segunda vez este ano, com Manuel Moura e Gil do Carmo a completarem o pódio. Claúdio Belchior (KTM) venceu em Super Veteranos, enquanto Lucas Cêpa (Fantic) estreou-se a vencer na Promoção.
Por fim, o Campeonato Nacional de Enduro – CFL terá as suas duas últimas jornadas em junho, com provas em Tábua, no dia 9 de junho e Souselas, no dia 30 de junho.
Para mais informações, visite www.fmp.pt