O que raio faz um motor de 8 cilindros numa moto de turismo e porque é que está a ser produzida num país que não permite a circulação de motos em muitas das suas estradas?
Bem, a nova sub-marca de motos da Great Wall, Souo, tem uma resposta inteligente – ou bizarra, dependendo da forma como encara estas questões.A marca chinesa revelou a sua principal moto de turismo de luxo que é alimentada pelo único motor de moto flat-8 de 2,0 litros do mundo.
Infelizmente, a Great Wall ainda não divulgou as especificações de desempenho do motor, mas os motores planos são os preferidos em motos grandes porque mantêm o centro de gravidade baixo, oferecem melhor estabilidade e são mais fáceis de levantar. Afinal de contas, esta é uma mota de 400 kg.
Este motor gigantesco (para uma moto) está acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades. Diz-se que foi concebida para facilitar o arranque do motociclista a partir de uma paragem e aumenta a experiência de condução luxuosa quando o motociclista está em estrada aberta.
Por falar em luxo, a moto de turismo Souo inclui um banco aquecido, um para-brisas que se eleva com o toque de um botão, monitorização do ângulo morto e um ecrã tátil de 12,3 polegadas alimentado por um chip 8155 de qualidade automóvel com suporte para atualizações over-the-air e controlo por voz.
Surpreendentemente, o mais curioso nesta moto não é o motor, mas o facto de vir da China, onde as motos não são permitidas em muitas auto-estradas e, onde são permitidas, estão normalmente limitadas a 80 km/h.