Ayrton Senna morreu há trinta anos, mas a sua lenda continua viva e a crescer. A mais recente homenagem vem da Ducati, que introduziu uma edição especial da Monster que homenageia o piloto de F1.
A moto chama a atenção pela pintura colorida que se inspira no capacete de Senna. Como resultado, o modelo imita a bandeira brasileira e apresenta uma mistura apelativa de amarelo, verde e azul.
As atualizações não param por aí, pois a Monster foi equipada com silenciadores de fibra de carbono, apoios para os pés de alumínio e jantes especiais de alumínio forjado. A estes juntam-se um banco azul, uma placa exclusiva e uma animação de arranque personalizada para o ecrã de 4,3″.
A moto também foi equipada com uma bateria de iões de lítio e guarda-lamas em fibra de carbono. Estas atualizações explicam provavelmente porque é que a Senna pesa menos 4,5 kg do que o modelo standard.
A potência vem de um motor Testastretta de dois cilindros que produz 111 CV. A suspensão é Öhlins totalmente ajustável e o sistema de travagem Brembo com pinças amarelas.
A produção é limitada a 341 unidades e esse número presta homenagem aos 3 títulos mundiais de Senna e aos 41 primeiros lugares alcançados. O preço começa em 25.000 euros em Itália e os compradores receberão um certificado de autenticidade, bem como uma capa para a mota.
A Ducati e Senna têm uma longa história juntos, uma vez que Claudio Castiglioni, que na altura era o proprietário da empresa, ofereceu ao piloto uma 851 SP em 1990. Ayrton foi também um dos primeiros proprietários da Monster 900 e utilizou-a para chegar a uma gala do Grande Prémio do Mónaco de 19.