Esta é a décima nona crónica “Que moto Comprar”. Estamos quase a chegar às duas dezenas de publicações!
Agradecemos todos os vossos comentários, partilhas e gostos, nomeadamente na nossa página de Facebook e Instagram.
O endereço eletrónico para envio dos vossos pedidos continua a ser [email protected] e contamos manter a periodicidade semanal, se nos forem chegando os vossos pedidos nesse sentido. Depende só de Vós!
Veja também Que moto comprar? Paixão pelas scrambler
XL 750 Transalp ou Vstrom 800 DE
“Até hoje apenas tive duas motos, não considerando a minha saudosa Yamaha DT 50.
A minha primeira moto foi uma Transalp 650 que tive durante uma dúzia de anos e muitas alegrias me deu, muitas delas acompanhado da minha namorada e depois esposa.
Em 2012 troquei-a por uma VStrom 650 que ainda hoje tenho, mas creio que está na hora de trocar e é aqui que surge o meu problema.
As experiências com a Honda e a Suzuki foram as duas muito positivas e não tive grandes problemas com nenhuma delas o que torna a decisão ainda mais difícil.
Sei que na geração atual nenhuma das duas tem motor em V e que, infelizmente, ambas pagam o valor mais elevado de IUC, ainda que por poucos cc, o que é para mim um roubo!
Experimentei a Transalp e gostei muito. Fácil de conduzir, ágil e com um motor muito certinho. Também gostei do preço final, embora a moto de origem esteja muito despida pelo que teria de adicionar mais alguns extras. O valor de retoma pela minha VStrom foi baixo, mas já estava à espera.
Também conduzi a Suzuki e versão DE, com raios, que é a que me interessa. Adorei a moto! Sente-se mais pesada, mas as suspensões são melhores, na minha perspetiva. É um bocadinho mais cara e vem com mais equipamento. O valor da retoma da minha VStrom foi ligeiramente melhor.
Não me consigo decidir e nem penso noutras marcas e modelos. Cá em casa também não há consenso. Será uma moto para usar regularmente, sobretudo sozinho, e algumas viagens a dois. Pode haver uma ou outra saída do alcatrão, mas nada de especial.
Qual hei-de comprar?
Abraço,
Jorge”