O início do mês de maio vem reforçar que o preço dos combustíveis, gasolina e o gasóleo, continua a ser uma verdadeira montanha-russa, embora as tendências de subida sejam sempre superiores às de descida, sobretudo na gasolina.
Basta pensar que, no caso concreto da gasolina de 95 octanas, no início do ano o preço médio era de cerca de 1,65 Euros por litro e o gasóleo era de 1,57 euros. Ou seja, a gasolina subiu mais de 20 cêntimos e o gasóleo apenas oito cêntimos, em média.
Tendo presentes as nossas previsões e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) a gasolina deve manter praticamente o preço e o gasóleo deve conhecer ume ténue descida.
Relativamente ao valor final da gasolina simples (95 octanas), tudo aponta para preço médio por litro a rondar os 1,86 euros, considerando uma alteração que pode não atingir um cêntimo.
Quanto ao gasóleo simples, a antevisão aponta para uma descida de um cêntimo, aproximadamente. Se assim for, isso significa um preço médio de 1,65 euros.
A confirmar-se este cenário, o diferencial no preço médio entre os dois combustíveis aumenta de novo, sendo agora de vinte e um cêntimos por litro, aproximadamente.
Veja também Que moto comprar? Scooter/moto elétrica equivalente a 125 cc