ACTIB trabalha com afinco apesar das incertezas
O Crossódromo Internacional de Águeda prepara-se para receber o Portugal MXGP nos próximos dias 4 e 5 de maio, numa edição crucial do Mundial de Motocross 2024. Esta, que será a quinta jornada da competição mundial, contando ainda com a terceira jornada do Campeonato da Europa de 125 e 250cc.
Apesar das incertezas que por vezes rodeiam a organização de provas de Motocross desta magnitude, o ACTIB (Águeda Action Club) tem trabalhado afincadamente no terreno da prova para garantir que todas as condições estejam reunidas para mais uma edição da “tradicional” prova portuguesa. Para além das competições em pista e da oportunidade de visitar o paddock das equipas, os visitantes poderão desfrutar de uma variedade de atividades ao longo do fim-de-semana.
Ao lado da pista, o publico encontrará também uma área de stands expositores, praça de restauração, sessões de autógrafos e uma fun zone ao longo de todo o fim-de-semana.
Tiago Silva, presidente do clube organizador da prova, explica a importância e o peso que a edição deste ano tem: “Esta edição tem um “peso” extra, pois trata-se do último ano de um contrato trienal com o promotor internacional, a Infront. Neste momento, estamos a fazer tudo para ter um evento de sucesso a todos os níveis, que permita obter o “oxigénio” necessário e nos leve a estar em condições para discutir um novo contrato com a Infront. Após uma edição de 2023 que acabou por ter prejuízo, fruto de um corte bastante significativo por parte do estado que nos chega via IPDJ, este ano estamos obrigados a compensar esse momento menos bom e, apesar desse corte, libertar meios que garantam a permanência do evento em Portugal, mais concretamente na Região Centro e em Águeda. Isto tudo, numa conjuntura socioeconómica e política bastante instável, que nos inibe de encontrar soluções a vários níveis. Nesta altura, estamos longe de ter reunidas as condições para garantir essa permanência e apenas o alinhamento e um compromisso muito claro por parte de todas as partes envolvidas, o tornará possível. De facto, para além da vontade e capacidade organizativa do ACTIB, fatores esses que estão garantidos, é crucial que a FMP e o Estado, quer a nível central quer a nível local, por via das entidades ligadas ao desporto e ao turismo, estejam ao nosso lado. A avaliar a situação ao dia de hoje, esta poderá muito bem ser a última edição do Campeonato do Mundo de Motocross em Portugal e em Águeda. Apesar desta realidade, estamos completamente abstraídos e muito focados na edição deste ano e no seu sucesso, tendo plena confiança no trabalho de toda a equipa do ACTIB. Acreditamos que o CIA vai voltar a encher-se para um dos maiores eventos desportivos a nível nacional, pois este será o primeiro passo para construir as condições necessárias à renovação de contrato”, afirmou Tiago.
O ACTIB recorda que os bilhetes estarão em campanha até à véspera do evento. O programa completo do fim-de-semana será anunciado em breve.
Os bilhetes podem ser adquiridos no portal habitual https://portugalmxgp.bol.pt e em Sites Afiliados, bem como nas lojas físicas da Fnac, Worten, El Corte Inglés, CTT – Correios de Portugal, Pousadas da Juventude e Quiosques Serveasy. Também estão disponíveis através da Linha Telefónica MEO 1820 para reservas e informações.
Mais informações em : www.portugalmxgp.com