Depois de ter adquirido o F1, a Liberty Media anuncia aquisição do MotoGP por 4,2 mil milhões de euros
A Liberty Media Corporation anunciou recentemente que chegou a um acordo para adquirir o MotoGP, o principal campeonato mundial de motociclismo.
Com esta aquisição, a Liberty Media expande assim seu portfólio de ativos desportivos, uma vez que a empresa já era detentora dos direitos da Fórmula 1. Este novo acordo fará com que a Dorna Sports SL, detentora exclusiva dos direitos comerciais e televisivos do MotoGP , continue a ser uma empresa gerida de forma independente, atribuída ao stock de rastreamento do Grupo de Fórmula 1 da Liberty Media. Carmelo Ezpeleta, CEO desde 1994, permanecerá no cargo e continuará a dirigir o negócio com a sua equipa de gestão. A empresa irá permanecer sediada em Madrid.
Além disso, a Dorna detém também direitos exclusivos sobre outras séries de motociclismo, incluindo Moto2, Moto3, Campeonato Mundial FIM Enel MotoE, Campeonato Mundial de Superbike MOTUL FIM e o novo Campeonato Mundial Feminino de Circuit Racing da FIM.
Desde sua fundação em 1949, o MotoGP evoluiu para se tornar um dos eventos desportivos mais emocionantes do mundo, com 22 pilotos de elite a competir em motos de alta tecnologia e em pitas mundialmente famosas. Com mais de 20 Grandes Prémios em cinco continentes, o MotoGP atrai uma audiência global de centenas de milhões de espectadores, e atualmente é uma das competições mais mediáticas do mundo.
Segundo os termos do acordo, a Liberty Media adquirirá aproximadamente 86% da Dorna Sports SL, empresa responsável pelos direitos comerciais e televisivos do MotoGP. A administração da Dorna manterá cerca de 14% do capital no negócio, onde a mesma irá assim manter uma continuidade da gestão sob a liderança do CEO Carmelo Ezpeleta.
A transação reflete um valor empresarial para a Dorna/MotoGP de 4,2 mil milhões de euros e um valor patrimonial de 3,5 mil milhões de euros, esperando-se que o saldo da dívida existente da MotoGP permaneça em vigor após o encerramento. È esperado que esta transação e a aquisição seja concluída até ao final de 2024, sujeita ao recebimento de autorizações e aprovações pelas autoridades de concorrência e de investimento estrangeiro em várias jurisdições.
O presidente e CEO da Liberty Media, Greg Maffei, expressou entusiasmo com a conclusão do negócio: “Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio de ativos líderes em desporto e entretenimento ao vivo com a aquisição do MotoGP”. “O MotoGP é uma liga global com uma base de fãs leais e entusiasmados, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxo de caixa. Carmelo e a sua equipa de gestão construíram um grande espetáculo desportivo que podemos expandir para um público global mais vasto. O negócio tem um impacto significativo e pretendemos fazer crescer o desporto para os fãs do MotoGP, equipas, parceiros comerciais e os nossos acionistas.”, afirmou Greg Maffei.
Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, acrescentou ainda: “Este é o próximo passo perfeito na evolução do MotoGP e estamos entusiasmados com o que este marco traz à Dorna, ao paddock do MotoGP e aos fãs das corridas”. “Estamos orgulhosos do desporto global que crescemos, e esta transação é uma prova do valor que o desporto tem hoje e do seu potencial de crescimento. A Liberty tem um histórico incrível no desenvolvimento de ativos desportivos e não poderíamos desejar um parceiro melhor. para expandir a base de fãs do MotoGP em todo o mundo.”
O presidente e CEO da Liberty Media, Greg Maffei, e o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, realizaram no dia de ontem uma reunião efetuada por teleconferência com investidores para discutir a aquisição com mais detalhes.