Piloto Yamaha teve de ultrapassar um contratempo mecânico
o piloto Português natural do Alentejo , António Maio, enfrentou ontem um contratempo durante nona etapa do Rali Dakar 2024. Um incidente inesperado ocorreu devido um embate numa pedra danificou o tubo de gasolina do depósito da sua mota de competição, uma Yamaha WR 450 Rally. Este contratempo mecânico comprometeu o desempenho do piloto na etapa 9.
Foi um dia difícil para o piloto da Yamaha, mas apesar deste contratempo mecânico, António mostrou a sua habitual determinação e capacidade de superação e cumpriu em 5h29m18s os 639km da 9º etapa, onde foi 29º classificado. Esta etapa que ligou Hail e Alula, contou ainda com percurso seletivo de 417 km.
Esta performance, apesar dos obstáculos, mostra que o português é um dos pilotos mais resilientes do Dakar. Porém com esta situação, António Maio perde um lugar na classificação geral. O Major da GNR esta agora no 18º lugar atrás de Pablo Quintanilla que dispõe de escassos nove minutos de vantagem.
“Concluí mais uma etapa. Hoje foi dificil, mas cheguei ao fim. Tive um problema com um tubo do depósito da frente da mota que estava a perder gasolina e chegar ao primeiro refueling foi uma sorte. Ainda tentei arranjar uma solução, mas foi complicado. Assim, atestei a mota e continuei sempre a rolar e a gerir o andamento para chegar ao fim. A etapa não correu de feição, mas consegui terminar o que me dá ânimo para prosseguir. Estou bastante bem fisicamente e agora é resolver esta situação para amanhã arrancar para mais uma etapa deste Dakar que está quase a terminar”, relatou António Maio no final da etapa.
Hoje será disputada a décima etapa do Rali Dakar 2024, acompanhe aqui as classificações.