Piloto da Yamaha mantém posições no Dakar 2024
O piloto português António Maio, completou ontem a oitava etapa do rally Dakar 2024 que ligou Al uwadimi a Hail, num percurso de 678km.
Esta etapa, extensa e tecnicamente exigente, incluiu um setor seletivo de 458km, repleto de areia e obstáculos de navegação. Contudo, apesar da complexidade da jornada o piloto natural de Rio de Moinhos (Borba) , com a sua perícia, conseguiu concluir o desafio e as dificuldades com que se deparou, terminando a oitava etapa na 22ª posição da classificação absoluta.
O dia foi particularmente intenso para António, também conhecido como o “Major da GNR”, que completou o trajeto em 3 horas, 7 minutos e 09 segundos. Com o fim da corrida a aproximar-se, e apenas quatro etapas restantes, o foco e a determinação são cruciais. António Maio, nesta fase crucial do Rali Dakar 2024, mantém-se firme no 17º lugar da classificação geral e no 11º lugar do Ranking Rally GP.
“A etapa era muito rápida e foi disputada maioritariamente em percursos de areia. Estou a tentar manter a concentração ao máximo. A queda que tive ontem deixou-me um pouco em alerta e por isso quero gerir a corrida para não cometer erros. Acima de tudo não quero colocar tudo a perder e tenho de evitar as desconcentrações. Hoje atolei a mota numa duna, ainda na parte inicial do dia, mas consegui resolver bem a situação. Nos últimos 100km a pista já era mais ao meu gosto e aí imprimi um bom ritmo. No final da especial deparei-me com uma nota de navegação muito difícil e perdi algum tempo. Mas, consegui gerir bem o dia e estou a sentir-me bem. Não caí, a mota esta impecável e o Bruno tem sido incansável na manutenção da mota. Amanhã a etapa será dura e longa e começamos a contagem decrescente para o fim da corrida”, relatou António Maio na chegada ao bivouac instalado em Hail“, relatou o piloto da Yamaha na chegada ao bivouac em Hail.
Realiza-se hoje a nona etapa da competição. Esta conta com um total de 639km cumpridos entre Hail e Al Ula dos quais 417km serão disputados ao cronometro. Pode acompanhar aqui as classificações.